27 abril, 2009
comemorar o furo - a prática
Êxito. Sim porque o êxito pressupõe o atingir da meta estipulada. E hoje [domingo] a meta era estimular novos praticantes para um processo fotográfico alternativo com pouco impacto entre nós, a propósito do Dia Mundial da Fotografia Estenopeica [26 de Abril].
Não chegou à dúzia, mas os interessados foram descobrindo as diferentes partes de um todo que constitui a percepção do processo fotográfico: a construção da câmara; a razão da formação da imagem; o tratamento químico-laboratorial que permite revelar e tornar durável a imagem formada pela acção da Luz sobre a emulsão fotográfica, neste caso o papel fotográfico. Este, não para uma qualquer impressora de jacto de tinta, mas obrigando a cuidados baseados em magia de alquimista para tornar visível a realidade formada e manipulada por câmaras que na sua simplicidade obrigam a aprender o manual do bom utilizador, e do trato a dar a um trajecto pela luz feito no recto caminho em direcção à emulsão.
Foram feitos alguns ensaios com câmaras já existentes e assim cativar estes entusiastas, para um pequeno salto: construir a sua câmara estenopeica. E perceberam de imediato a razão do estenopeico e o do pinhole, o grego estenopo passou a parceiro do saxesónico pin-hole e dessa parceria agulha e prego rapidamente abriram espaço nas paredes de caixas e latas. Surgiram então novos objectos adaptados a uma nova utilização - a de produzirem imagens fotográficas. E elas foram surgindo, pelo entusiasmo do fazer, na busca do aprender, realizando obra para mostrar. Desafio aceite. Lavadas e secas as primeiras fotografias, os olhos do grupo brilharam de satisfação.
Como miúdos, ficámos felizes.
Foi um êxito.
António Leal
Clube Buraco de Agulha
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Também comemorei o Dia Mundial da Fotografia Pinhole, com um grupo muito animado do MEF e os resultados foram interessantes para uma “máquina” construída com uma caixa de fósforos.
Imagens aqui: http://paulojrsimoes.blogspot.com/
Enviar um comentário