27 maio, 2008

construir

Flags, 2008
(© Thomas Weinberger, cortesia Nusser Baumgart Contemporary, Munique)

O fotógrafo alemão Thomas Weinberger captou a imagem escolhida para a capa do catálogo da exposição Ingenuidades, que no ano passado fez as delícias de quem gosta de fotografia em Portugal. A galeria Nusser & Baumgart Contemporary, de Munique, inaugura no dia 30 uma nova exposição de Weinberger, um ex-arquitecto que tem uma técnica muito particular de construção fotográfica – capta em suporte analógico o mesmo espaço de dia e de noite e faz uma sobreposição digital dos dois negativos. A mostra chama-se Operational Reality, um título que, segundo o artista, se inspira nos actos provisórios dos físicos que adoptam modelos operativos como complemento matemático à compreensão de fenómenos da física quântica.
As fotografias de Weinberger captam sobretudo espaços urbanos e industriais sem pessoas, espaços que habitualmente consideramos desconfortáveis nos arrabaldes ou nas zonas menos nobres das grandes urbes. As imagens finais resultam em lugares-tempo indefinidos, uma realidade visual inventada de luminescência etérea.
Uma dessas construções fotográficas foi captada em Portugal e representa o campo de futebol do Atlético Clube de Portugal, clube da zona de Alcântara, em Lisboa.


Nr. 7, 2007
(© Thomas Weinberger, cortesia Nusser Baumgart Contemporary, Munique)

2 comentários:

Anónimo disse...

"Construção fotográfica" ou "pixelgrafia"?? As técnicas são todas muito particulares, há é umas mais comuns que outras. Esta lembra-me uma espécie de HDR cujo resultado se aproxima de fotografia digital com filtro de infra vermelhos.

PdR disse...

Pois... realmente o resultado final poderá ser muito idêntico a isso que diz...
Em todo o caso não retira valor às imagens, que estão muito boas.

 
free web page hit counter