09 agosto, 2011

a mulher do beijo

The Kiss
© Alfred Wertheimer


A Vanity Fair garante que encontrou a rapariga do beijo. Ela jura que não está à procura de dinheiro ou de fama. E assegura que nem sabia bem quem era aquele gingão de brilhantina no cabelo. Diz só que se fartou de ver a fotografia a andar por aí em tudo quanto era lado sem o nome dela.

The Kiss (o nome que se colou à imagem) só tinha uma identidade. A mulher esguia que está nos braços e na ponta da língua de Elvis não se revelou em 55 anos. O flirt mais icónico do rei transportava ao mesmo tempo um mistério. E se sabemos agora que nome dar a uma das protagonistas deste beijo não saberemos nunca quanto desse mistério contribuiu para formar o ícone.

Na altura, Junho de 1956, Alfred Wertheimer, o fotógrafo, não perguntou quem era aquela mulher que enfeitiçou Elvis e garante que ninguém do círculo restrito do rei sabia. Nem ele. A incógnita durou muito tempo, mas não foi por causa das feições da moça se esconderem na perspectiva. Entre as fotografias onde aparece a mulher que encantou Elvis na noite em que estava prestes a actuar para milhares de pessoas no Mosque Theatre, em Richmond, há muitas em que enfrenta a câmara sem rodeios. Apenas três meses depois do beijo na ponta da língua, The Kiss foi parar às páginas de uma publicação especial chamada The Amazing Elvis Presley (tiragem de 100 mil exemplares a 35 cêntimos cada). E daqui foi estampada na Life e depois em centenas de outros títulos mais.

A família da mulher escultural, hoje com 75 anos, reformada de um negócio de imobiliário, sabia da namoriscadela com Elvis. E sabia das fotografias. Mas ao que parece sempre respeitaram o seu desejo de não dar a cara pela fotografia que está em quase todo lado onde o nome de Elvis aparece. Ainda no ano passado, The Kiss foi escolhida para os materiais de promoção da exposição Elvis at 21: New York to Memphis, no Smithsonian, que reúne dezenas de fotografias da lendária série de Wertheimer. O certo é que o poder da imagem parece ter vencido o do silêncio. E 55 anos depois, a mulher de The Kiss decidiu mostrar-nos o rosto e dar-nos o nome. Chama-se Barbara Gray.

I didn’t get into this to be frustrated and crazy. I just wanted to get my name on the damn picture.

Barbara Gray, Vanity Fair


#A reportagem da Vanity Fair pode ser lida aqui
#A revista publica também imagens inéditas captadas por Wertheimer nessa noite e imagens antigas e actuais de Barbara Gray aqui
#post relacionado: Elvis


© Alfred Wertheimer

1 comentário:

grouchomarx disse...

que delicia de historia

 
free web page hit counter