01 junho, 2007

»vejamos»» [as sugestões dos leitores]

High Speed Plate (© José Luís Neto)

Aproveitando a boleia para Madrid para ver o PHOTOESPAÑA, dois leitores sugerem duas mostras de artistas portugueses na capital espanhola fora do circuito do festival. »»Rui Alves da Silva propõe High Speed Plate, de José Luís Neto, patente no Circulo de Bellas Artes, e »»João Grama sugere Sea lo que sea, no tiene que contármelo (Não tem que me contar seja o que for), de Jorge Molder, na Filmoteca Española.

O projecto de Jorge Molder, construído a partir de uma encomenda da Cinemateca Portuguesa, mostra a visão do autor sobre filmes como "Sunset Boulevard", "Belarmino" ou "The Birds", em 28 fotografias de grande formato impressas em papel rugoso.

Com High Speed Plate José Luís Neto estreia-se nas exposições individuais em Espanha. A ideia para este trabalho surgiu quando alguém ofereceu ao fotógrafo uma caixa com 14 negativos em vidro. Voltado para todo o tipo de experimentalismos no campo da fotografia, Neto digitalizou as placas de vidro e imprimiu a mancha negra daí resultante em papel de grande formato. É uma tentativa de resgatar o passado, fazer reviver os protagonistas daquelas placas, mostrar o que aí, até agora, estava escondido. Vislumbram-se vultos, uma peça de roupa, uma silhueta, ou apenas borrões abstractos. É um trabalho de arqueologia do visual.

Sea lo que sea, no tiene que contármelo
Jorge Molder
Filmoteca Española, Madrid
De seg. a sab., das 10h00 às 14h00 e das 17h00 às 20h00.
Até 6 de Junho

High Speed Plate
José Luís Neto
Circulo de Bellas Artes, Madrid
C/Alcalá, 42
Tel.: 91 360 54 00
E-mail: info@circulobellasartes.com
Até 1 de Julho

Sem comentários:

 
free web page hit counter