01 junho, 2007

o livro

Stills do filme Sob um Céu Estranho – Uma História de Exílio
reproduzidos no livro com o mesmo nome
(© Daniel Blaufuks)


É um ano em cheio para Daniel Blaufuks. Depois de ter vencido o BESPhoto, o fotógrafo lisboeta vê agora um livro seu - Sob Céus Estranhos - Uma história de exílio - ser premiado pelo Festival PHOTOESPAÑA como a melhor obra de fotografia publicada no último ano a nível internacional.
É conhecida a dedicação que Blaufuks coloca na edição de cada livro. São livros de fotografia, mas Blaufuks não olha para eles apenas como isso. São livros de fotografia, mas podem ser também, eles próprios, objectos únicos, objectos de arte. Para além de conhecido, esse esforço criativo foi agora reconhecido.
A obra, editada este ano pela Tinta da China, narra as memórias dos refugiados judeus que passaram por Lisboa, durante a II Guerra Mundial.
Antes de se transformar em livro, o projecto Sob Céus Estranhos foi concretizado em filme, em 2002. A ideia original passava por editar primeiro o livro, mas só este ano, surgiu uma editora para o dar à estampa. A obra vem acompanhada com um DVD do filme.
Daniel Blaufuks é o único português na secção oficial no PHE, com a exposição de fotografia No Próximo Domingo... e a exibição do vídeo A Perfect Day. O livro agora premiado pela PHE faz parte de uma exposição patente na Biblioteca Nacional de Espanha que inclui outras 100 obras de fotografia do mundo inteiro.

O livro de Daniel Blaufuks pode ser folheado aqui.
O texto do livro pode ser lido aqui.

Milhares de refugiados passaram por Lisboa mas poucos aqui ficaram. Para estes, por diferentes razões, o porto de trânsito tornou-se no ponto de destino.

Sob um Céu Estranho – Uma História de Exílio


Still de Sob um Céu Estranho – Uma História de Exílio
(© Daniel Blaufuks)

1 comentário:

PdR disse...

Penso que e' um premio mais que merecido. O Daniel Blaufuks e' um dos melhores fotografos, que conheco e que tem tido o seu trabalho merecidamente reconhecido dentro e fora de Portugal.
Os meus Parabens, mais uma vez.

 
free web page hit counter