26 setembro, 2011

BESphoto2012


Cia de Foto, da série Carnaval
© Cia de Foto


Os finalistas do Prémio BESphoto 2012 são: Duarte Amaral Netto (Portugal); Mauro Pinto (Moçambique); Rosangela Rennó (Brasil); e CIA de Foto (Brasil).
Esta é a segunda edição internacional do maior de fotografia dos países que falam português.

A escolha deste ano ano foi feita por um júri de selecção do qual fizeram parte Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Brasil); Delfim Sardo, curador, crítico de arte e professor (Portugal) e Bisi Silva, curadora e fundadora/directora do Centro de Arte Contemporânea de Lagos, CCA Lagos (Nigéria).

O júri justificou a selecção destes nomes da seguinte forma:
- Duarte Amaral Netto: "(...) resultou do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo de uma década, e, especificamente, pela qualidade conceptual da exposição ‘The Polish Club Case’, apresentada em Lisboa."

- Mauro Pinto: "(...) a forma coerente como tem vindo a efectuar o mapeamento e a representação de Moçambique. Destaca-se o trabalho apresentado na exposição ‘Maputo – Luanda – Lubumbashi’, em Lisboa."

- Rosangela Rennó: "(...) complexidade da forma como tem desenvolvido uma maturada reflexão sobre a natureza do fotográfico, articulada com o papel da memória. Esta nomeação surge pelas exposições apresentadas na Galeria Vermelho, em São Paulo, e na Galeria La Fábrica, em Madrid."

- Colectivo CIA de Foto: "(...) a qualidade da série ‘Carnaval’ (apresentada no âmbito do ‘New York Photo Fest’), num processo de trabalho que revela segurança técnica e, sobretudo poética. Trata-se da preparação de uma segunda camada para a memória de cada uma das imagens, ou da série, como um todo. Este exercício extende-se ao vídeo que acompanha o trabalho, ao fazer com que cada personagem avance para o olhar do espectador criando um outro tempo num plano mais fechado."

Cada um dos artistas seleccionados vai receber uma bolsa de produção para a realização da exposição BESphoto. Um júri de premiação distinguirá depois o vencedor, cujo valor pecuniário do prémio é de 40.000 euros.

Duarte Amaral Netto, Frederik Papin with the runaway car, Chicago, March, 1962
© Duarte Amaral Netto

Sem comentários:

 
free web page hit counter