28 abril, 2011

Jim Goldberg

Toxicodependentes, Bangladesh, Daca, 2007
© Jim Goldberg/Magnum Photos


Jim Goldberg é o vencedor do Deutsche Börse Photography Prize. O fotógrafo americano (que faz parte da cooperativa Magnum) foi reconhecido pelo conjunto de trabalhos Open See, que retrata a luta pela sobrevivência dos refugiados e deslocados que procuram outro rumo para as suas vidas noutras geografias, sobretudo na Europa. As imagens de Goldberg que dão forma a este projecto foram captadas em locais muito dispersos, nomeadamente Iraque, Bangladesh, China e Congo.

Jim Goldberg emprega técnicas, suportes e formatos muito variáveis para apresentar o seu trabalho de narrativa fotográfica. A experimentação com polaróides, texto, vídeo, imagens vernaculares e suportes efémeros é uma das suas marcas de referência.

O júri destacou o carácter "inovador e criativo na fotografia documental" de Golberg.

O prémio está dotado de um valor de quase 34 mil euros e foi criado para reconhecer o trabalho de um fotógrafo e o seu contributo para a fotografia contemporânea na Europa nos 12 últimos meses. Jim Goldberg foi escolhido entre um grupo de quatro finalistas que incluia o alemão Thomas Demand, o norte-americano Roe Ethridge e o israelita Elad Lassry. Os trabalhos dos finalistas podem ser vistos na galeria Ambika P3, da Universidade de Westminster, Londres.

Jim Golberg fala sobre Open See aqui

Sem comentários:

 
free web page hit counter