01 fevereiro, 2010

BESphoto - exposição


© Filipa César



Os trabalhos de André Cepeda, Filipa César e Patrícia Almeida - os artistas candidatos ao maior prémio de fotografia português - podem ser vistos a partir de amanhã na exposição da 6ª edição do prémio BesPhoto, no Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Os artistas, que foram seleccionados por um júri composto pelos críticos de arte e comissários Delfim Sardo, Miguel von Hafe Pérez e Nuno Crespo com base nas exposições que realizaram o ano passado.

André Cepeda (1976) foi escolhido por Ontem, exposição da Galeria Zé Dos Bois (ZDB), e River, na Pedro Cera. O júri considerou que havia "consistência de apresentação" nos dois projectos, que retratam realidades e contextos sociais, e viu neles "um amadurecimento notável das formas expressivas do autor".

Filipa César (1975) foi seleccionada pelos projectos Le Passeur, na Fundação Ellipse; Rapport/ Raccord, na Galeria Distrito Cuatro, em Madrid, e The Four Chambered Heart, na Galeria Cristina Guerra, em Lisboa. O júri apontou "as qualidades fílmicas de documentário" do projecto Le Passeur e destacou nele "o olhar fotográfico consciente da tradição retratística do fotógrafo", considerando que esta relação está também bem explícita nos outros projectos da artista.

A exposição Portobello (e livro de autor), apresentada na Galeria ZDB e no Art Allgarve 2009, valeu a Patrícia Almeida (1970) a nomeação para o BesPhoto. Neste caso o júri realçou "o olhar pessoal e atento da artista sobre um contexto social específico" e salientou a importância da publicação do livro.

Cada artista recebeu uma bolsa de produção para a realização desta exposição que ficará patente até 4 de Abril. O vencedor será conhecido a 23 de Fevereiro. A decisão será tomada por um Júri de Premiação do qual faz parte José Gil, professor universitário, filósofo, ensaísta e ficcionista; Alberto Anaut, director da La Fábrica e presidente do PHotoEspaña e Marcel Feil, curador do Foam-Fotografiemuseum Amesterdam. O prémio tem um valor pecuniário de 25 mil euros.


© Patrícia Almeida



© André Cepeda

Sem comentários:

 
free web page hit counter