15 dezembro, 2009

recriar

George Dodge, Boats

Recriar - talvez seja este um dos maiores incentivos para quem procura nas fotografias esquecidas, as que estão fora das histórias e das enciclopédias, a centelha que as torna realizações criativas de alto nível, "imagens puras" sem o peso da marca artística. Robert Flynn Johnson, conservador de desenho, gravura e fotografia do Fine Arts Museum of San Francisco durante mais de 30 anos, é um coleccionador com um olhar perspicaz. Mais do que o carimbo do reconhecível e do reconhecido, interessa-lhe a descoberta de autores que passam despercebidos, a afirmação de fotografias que, embora de autoria anónima, demonstrem "uma vontade estética" e revelem "excepção" ou "estranheza" no seu conteúdo. O finura do olhar de Johnson não acaba na descoberta, antes começa nela para dar corpo a conjuntos que se manifestam desiguais na forma e no género, mas que brilham numa desordem afinada por essa "vontade estética".
A galeria madrilena Benveniste Contemporary mostra um exemplo dessa "caça" de imagens levada a cabo por Johnson através de uma exposição onde a montagem é a outra parte do segredo que permite retirar narrativa dos amontoados silenciosos.
Robert Flynn Johnson é autor de Anonymous: Enigmatic Images by Unknown Photographers (Electa, 2004) e The Face in the Lens: Enigmatic Images of People by Unknown Photographers (Thames and Hudson, 2009).

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