13 maio, 2009

todos



Agora somos todos fotógrafos e o New York Photo Festival (de 13 a 17 de Maio) quer mostrar as nossas fotografias. Pelo menos é o que diz aqui

6 comentários:

tomé disse...

descobriram a pólvora.. a fotografia democratizou-se praticamente desde que é fotografia. santa previsibilidade.

Filipe disse...

Esta iniciativa e' do Musee d'Elysee e e' so' uma reedicao do que ja' tivera sido feito atraves do Flickr 'a uns 2 anos atras.
Apos as fotografias serem seleccionadas para projeccao, sao postas no servidor que alimenta o projector, no espaco designado.
Uma webcam, por sua vez fotografa o momento em que a fotografia e' exposta e essa mesma imagem e' enviada ao autor.
E' interessante ver a dinamica do espaco e a forma como as pessoas podem estar ou nao interessadas em ver as imagens que fazemos.
Se puderem participem, nao deixem de participar.

Anónimo disse...

Achas mesmo interessante Filipe, ver a forma como as pessoas podem estar ou não interessadas em ver as imagens que fazemos?

Júlia

Filipe disse...

Acho que pode ser interessante, ate' a um certo ponto.
Se o fotografo, ou qualquer outro artista, esta' empenhado no seu trabalho penso que a sua atitude nunca e' totalmente unidireccional.
Lembro-me por exemplo das excelentes fotografias de Thomas Struth acerca da atitude dos visitantes de museus perante certas obras (Museum Photographs). As imagens do "All photographers now" nao sao totalmente esclarecedoras e o dialogo nao e' completado, mas por vezes da' para reparar no interesse ( ou a falta dele) as imagens criadas podem causar num espectador.
Penso que e' sempre interessante ter esse feedback.

De qualquer forma, fazer fotografia e' na maioria das vezes um processo a dois tempos. Nao e' so' o acto de disparar e captar que e' importante. A segunda fase - que e' uma auto-critica e' o primeiro dialogo entre o sujeito que capta a imagem e o seu olhar congelado num dado instante, pelo dispositivo mecanico-optico (maquina fotografica).
Mas tudo depende da atitude com que se faz fotografia. O meu interesse pode nao ser o teu, Julia e nao estou a querer criar desta minha forma de estar na Fotografia, um axioma universal.

cumprimentos

Anónimo disse...

O teu ponto de vista também é interessante.

Júlia

José Júpiter disse...

Qualquer ponto de vista sobre este assunto será sempre interessante e o tema é tão inesgotável quanto as imagens de todos os álbuns de família do mundo ou de todos os telemóveis do mundo. No entanto, para mim, este "pacote" é mais um rebranding ou franshising do "seremos todos famosos durante 15 segundos". Se bem que, com diz o Robbie Williams: no futuro seremos todos anónimos durante 15 segundos.

 
free web page hit counter