12 maio, 2009

And/Or




O livro de Susan Meiselas In History (ICP/Steidl), que resume boa parte do seu trabalho na fotografia documental de causas, ganhou o 2009 And/Or Photography Book Award da Kraszna-Krausz Foundation. Os prémios And/Or estão entre os mais reputados do Reino Unido na área editorial da fotografia e da imagem em movimento. Photography and Cinema de David Campany (Reaktion Books) venceu na categoria Best Moving Image Book.
No ano passado, comprei o livro de Susan e desesperei na fila dos autógrafos. Havia muita gente. Quando chegou a minha vez dei por ganho cada momento que ali passei. Porque vale a pena falar com Susan. Nem que seja por dois minutos. E com outras 50 pessoas a olhar e a desesperar.


1 comentário:

A miúda curiosa disse...

E em que sentido é que foi assim tão válido falar com Susan? ( Claro que o ponto de interrogação é só uma figura de estilo! Um horizonte em aberto. Para todos os efeitos estamos no deserto. Não há respostas, eu sei. Por vezes um pássaro rasga o céu, mas toda a singularidade se esbate na imensidão. Estou mais uma vez a brincar! Fiquei mesmo curiosa em ver este livro. Creio que a fotografia da capa me perturbou. Gosto quando as fotografias me perturbam, me assustam, quando exercem sobre mim o poder de as apreciar para além de uma visão analítica de acordo ao que nos vão ensinando, mesmo que não sejam consideradas as melhores pelos entendidos. A posição das mãos e o retrato ao peito...Os retratos quando fotografados parecem sempre uma nódoa no tempo, menos corrosivos que qualquer outro objecto. É estranha na sua simplicidade! Apeteceu-me comentar esta capa.)

 
free web page hit counter