12 março, 2009

=ColecçãoàVista= 8


Frank Eugene (1865 – 1936), La Cigale, 1904
Colecção Nacional de Fotografia © Centro Português de Fotografia


Camera Work

Frank Eugene, foi gráfico, gravador, fotógrafo e pintor. Nasceu em Nova Iorque onde viveu até 1886. Parte então para Munique, na Alemanha, onde vive até 1898, passando alguns anos em Londres até 1906. Acaba por regressar à Alemanha onde vive até a sua morte. Estudou pintura em Nova Iorque e Munique. Aprendeu Artes Gráficas e iniciou-se na fotografia como amador. Foi um dos membros fundadores da Photo-Secession que abandonou em 1913. Colaborou com Stieglitz na revista Camera Work (1903-1917), onde publicou, desde 1904 até 1916 as suas imagens. A presente fotogravura foi a primeira obra do autor a ser publicada no n.º 5 desta revista, em Janeiro de 1904. As técnicas da gravura estavam bem presentes no seu trabalho. Experimentou também os processos de platina e goma dicromatada.
(texto:CPF)

3 comentários:

Anónimo disse...

não percebo uma coisa. eu sou fotógrafo e vendo 50 tiragens de uma foto minha. imaginemos que o cpf compra uma dessas tiragens. isso significa que quando alguém usa um thumbnail da minha fotografia num blog tem que levar o selo horrível deles? a autorização de publicação não tem que vir da minha parte ou dos meus descendentes? esta marca de água é pura e simplesmente ridícula.

Márcia Monteiro disse...

Já naquela época uma obra surpreendente até nos tempos atuais. Linda a imagem! É isso o que faz um fotógrafo ser grande, a atemporalidade. Parabéns pelo blog!

Anónimo disse...

Recomedo a compra do livro Camera Work publicado pela Taschen e á venda em Portugal com todas as fotografias da revista e com um preço de cerca de 7€.
António Delicado

 
free web page hit counter