08 novembro, 2008

rever os americanos


The Americans
© Robert Frank

Dias antes da memorável noite eleitoral americana, o cronista do Público Pedro Mexia foi buscar a obra seminal de Robert Frank The Americans para contextualizar a forma apaixonada como sempre falamos das ideias e das imagens que nos chegam do lado de lá do Atlântico.

No ano em que se cumprem 50 anos após a publicação da primeira edição de The Americans (Paris, 1958), a editora alemã Steidl decidiu reeditar o álbum que marcou gerações de fotógrafos e lançar um olhar renovado sobre toda a obra de Frank (Zurique, 1924). De tão ambiciosa e particular, a iniciativa foi até baptizada. Chama-se The Robert Frank Project e, para além de reedições das obras clássicas, prevê novas edições de obras mais pequenas e menos conhecidas, publicação de trabalhos nunca mostrados, novos livros e o lançamento de um conjunto de DVD`s com toda a obra filmada. Centrada nas imagens do livro The Americans, mas não exclusivamente, será inaugurada também a exposição Looking In: Robert Frank’s The Americans, que começará uma itinerância na National Gallery ofArt, Washington D.C. (Janeiro 2009).
A Steidl preparou uma brochura para explicar o The Robert Frank Project, onde se conta também a história que levou à publicação de The Americans. Está aqui
Para ouvir Robert Frank a falar sobre Jack Kerouac e The Americans clique aqui (demora a carregar, mas vale a pena esperar)
Para ler a crónica de Pedro Mexia clique aqui

The Americans
© Robert Frank

2 comentários:

Anónimo disse...

Sinto-me grata pela informação que nos proporciona e pela dinâmica de há três anos para cá. Também pelo bom gosto na apresentação dos temas que pretende noticiar. Por vezes, parece-me que podia escrever mais a partir do seu olhar pessoal, dar a si mesmo um número de "fotografia falada". Mas talvez não seja esse o objectivo do blogue e está muito bem! Cada qual com a sua especificidade.

Tudo de bom.

Béa Pedrosa disse...

adorei o blog. muito bom mesmo! as informações aqui disponíveis, mesmo que elas não sejam através do seu olhar pessoal, são valiosas.
eu, como amante e esposa da fotografia, me apaixonei por este lugar.

voltarei mais vezes!

beijos daqui.

 
free web page hit counter