02 novembro, 2008

o poder


Começa amanhã na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Cinema Passos Manuel, no Porto, a quinta edição do Ciclo de Fotografia e Cinema Documental - Imagens do Real Imaginado que este ano preparou um conjunto de iniciativas acerca d' O Poder das Imagens. A programação é da responsabilidade do Departamento de Fotografia, Cinema, Audiovisual e Multimédia da ESMAEIPP com o apoio da Alliance Française e do Goethe Institut.

Jorge Campos apresenta o tema assim:

[...]
Este ano, o Ciclo propõe-se interpelar as imagens no contexto das representações e narrativas sobre o mundo. Não é uma questão menor. Concreta e não geral como o termo linguístico, a imagem comunica todo um conjunto de emoções e significados como que obrigando a captar instantaneamente um todo sensorial indiviso. Então, como lidar com ela, agora, no mundo das propagandas silenciosas e das máquinas censurantes? Fazendo das suas narrativas um convite à reflexão ou sucumbindo, talvez com deleite, ao fascínio e à hipnose? Hipóteses a considerar, entre outras, em O Poder das Imagens.

Algumas iguarias do cardápio (textos da organização):

Dia 3
>14h45, BMAG
Masterclass de Christian Milovanoff - O Poder das Imagens
(
Christian Milovanoff é diplomado em Sociologia e em etnografia pela Universidade d’Aix en Provence e em estudos de Arte pela Universidade de Urbino, na Itália. Professor na École Nationale de Photographie d’Arles é autor de vários estudos sobre fotografia, como “As fotografias de Claude Levi-Strauss”, e cinema, nomeadamente sobre as obras dos cineastas Johan van der Keuken e Frederick Wiseman. Foi convidado por duas vezes, entre 1981 e 1986 e 2007-2008, pelo Musée du Louvre para realizar trabalhos de fotografia a partir das obras do Museu que ali foram apresentados. Tem realizado inúmeras exposições na Europa e nos Estados Unidos.)

>16h15, BMAG
Masterclass de Val Williams - Martin Parr: Photographic Works
(Val Williams é professora da University of the Arts London onde dirige o Centro de Investigação “Photography and the Archive”. Editora do livro: Martin Parr: Photographic Works, publicado pela Phaidon Press em 2002 e comissária da exposição: Martin Parr: Photographic Works 1970 - 2002 da Barbican Art Gallery e do National Museum of Photography Film and TV.)

Dia 4
>
14h30, BMAG
Masterclass de Ray Müller - Um pacto com o diabo
(Nascido 1948, Ray Müller cursou Literatura inglesa e francesa, na Universidade de Munique. Estudou cinema em Londres e Montpellier. Depois de terminado o M.A. trabalhou como argumentista e realizador na televisão, especializando-se em documentários. O seu filme mais conhecido e premiado é The Wonderful Horrible Life of Leni Riefenstahl. Ray Müller é professor convidado da Universidade de Berkeley, Califórnia, desde 2006.)

>16h30, BMAG
Filme The Wonderful Horrible Life of Leni Riefenstahl (1993), de Ray Müller
Apresentação do autor
Filme Ein Traum Von Afrika (Um Sonho de África, 2003), de Ray Müller
Apresentação do autor

>21h45, BMAG
Filme Olimpíada (1938), de Leni Riefensthal
Apresentação de Ray Müller

Dia 6
14h30, BMAG
Masterclass de Ulrich Hägele - A Fotografia e o III Reich
(Ulrich Hägele tem formação em Estudos Culturais e História da Arte pela Universidade de Tübingen. Curador de Museus e redactor de Rádio na emissora SWR em Estugarda e Baden-Baden. É investigador em Ciências da Comunicação na Universidade de Tübingen e especialista em Propaganda do III Reich.)

O programa completo está aqui

O Poder das Imagens
Ciclo de Fotografia e Cinema Documental - Imagens do Real Imaginado
Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Cinema Passos Manuel, Porto
De 3 a 7 de Novembro de 2008

Sem comentários:

 
free web page hit counter