23 setembro, 2008

GomesMartinsPalma

Edgar Martins, Topologies

Foram hoje divulgados os artistas seleccionados para a fase final do prémio BES Photo. André Gomes, Edgar Martins e Luís Palma vão disputar o maior galardão de fotografia (25 mil euros) atribuído em Portugal. O júri de selecção foi composto pelos críticos de arte Delfim Sardo, Miguel von Hafe Pérez e Nuno Crespo que decidiram por unanimidade escolher estes três artistas por exposições apresentadas em 2007.
André Gomes foi escolhido pela exposição Macha, no Teatro Municipal de Almada (5 a 27 de Maio de 2007) e no Centro de Artes Visuais, Coimbra (3 de Novembro de 2007), Edgar Martins pela exposição Topologies, no Centro de Artes Visuais, Coimbra (3 de Novembro - 28 de Fevereiro de 2007) e Luís Palma pela exposição Territorialidade, Galeria Presença, Porto (7 de Janeiro a 23 de Fevereiro 2008).
O júri justificou as suas escolhas assim:
André Gomes pela "consistência de um longo percurso no qual a qualidade narrativa, a relação com a literatura e a teatralidade, bem como um raro sentido de relação com a transcendência, conferem uma marcante originalidade ao conjunto da obra";
Edgar Martins pelo "rigor da sua obra e o entendimento da fotografia como um meio artístico complexo que o artista tem vinculado a uma compreensão da paisagem nas suas mais diversas acepções";
Luís Palma pela "solidez do seu entendimento da relação entre fotografia e arquitectura, bem como a forma como a paisagem urbana tem vindo a encontrar no seu trabalho um mapeamento exemplar".
A exposição BES Photo será apresentada em Março de 2009 no Museu Colecção Berardo, que, desde o ano passado, organiza o prémio com o Banco Espírito Santo. O júri que escolherá o vencedor terá uma composição de âmbito internacional que ainda não foi divulgada.
Os vencedores das edições anteriores foram:
Helena Almeida (2004)
José Luís Neto (2005)
Daniel Blaufuks (2006)
Miguel Soares (2007)

2 comentários:

Paulo S. Carvalho disse...

Não é de tradição serem quatro as nomeações?

Anónimo disse...

Por acaso nunca percebi muito bem porque quatro, os nomeados...
Bem, se se for por tradicoes, a tradicao tambem diz que ha' sempre um nomeado que recusa a nomeacao.
Depois o 3 e' um numero da sorte na China.
A propria natureza de Deus e' catacterizada pela Santa Trindade: Deus Pais, Deus Filho e Deus Espirito Santo.
Para que quatro nomeados?...

 
free web page hit counter