29 maio, 2008

inauguração II

(© Mathieu Pernot)

No ano passado, por esta altura, estavam todos ainda muito cautelosos, mas notava-se aqui e ali uma vontade de incluir Portugal no roteiro das exposições do PHotoEspaña. Hoje, o tiro de partida para a 11ª edição do festival é dado em Lisboa, no Museu Colecção Berardo, com a exposição colectiva Utopía. A uma semana da abertura do grosso das propostas do PHE08, em Madrid, o Centro Cultural de Belém recebe os trabalhos de 10 fotógrafos contemporâneos que representam a arquitectura racionalista dos anos 50 e 60 como eco das utopias políticas que correram na primeira metade do século XX.
Frédéric Chaubin, Gayle CHong Kwan, Tacita Dean, Arni Harldsson, Alex Hartley, Wiebke Loeper, Mathieu Pernot, John Riddy, Stuart Whipps e Amir Zaki dão-nos o seu olhar sobre os edifícios construídos para "tornar o mundo um lugar melhor, metáfora da preocupação pelo futuro da sociedade ocidental". O conjunto foi comissariado por Paul Wombell e foi pensado para fazer companhia e entrar em diálogo com a exposição Le Corbusier - Arte e Arquitectura que actualmente também se pode ver no CCB.

Para ouvir a apresentação feita hoje pelo comissário clique aqui.
O texto de Alexandra Prado Coelho sobre a exposição está no P2 de hoje aqui.

Gayle Chong Kwan, Babel
(
© Gayle Chong Kwan)

Utopía, de Frédéric Chaubin, Gayle CHong Kwan, Tacita Dean, Arni Harldsson, Alex Hartley, Wiebke Loeper, Mathieu Pernot, John Riddy, Stuart Whipps e Amir Zaki
PHotoEspaña 2008
Museu Colecção Berardo, CCB, Lisboa

Sem comentários:

 
free web page hit counter