03 abril, 2008

augusto

01h27, 18.02.2007
(Augusto Brázio)

É muito raro hoje haver partos em casa nas grandes cidades por isso quando surgiu esta chamada fiquei satisfeito. Quando chegamos a rapariga já estava a meio do parto e logo a seguir do nascimento vieram muitas pessoas ver e pegar no bebé. As vizinhas levaram a criança logo para a rua e a mãe deixou logo de ser a protagonista da situação.

Augusto Brázio
(depoimento recolhido para o portfólio publicado no P2 em 19.03.2008)


Augusto Brázio, de 43 anos, é o grande vencedor do 8.º Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES. O fotógrafo, freelancer e membro do colectivo kameraphoto, é o autor desta imagem de uma mulher de 19 anos, que tinha acabado de dar à luz (e ao flash) o terceiro filho em casa quando foi assistida pelo INEM. Para além do Grande Prémio, Brázio venceu também na categoria Notícias.

Esta fotografia faz parte de um grande trabalho feito por Brázio ao longo do ano passado em todo o país. O fotógrafo foi convidado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica para retratar o dia-a-dia daquele serviço e o resultado dessa aventura foi publicado recentemente em livro, com textos da jornalista Rita Garcia. Para estar sempre a postos para partir a bordo de uma ambulância ou de um veículo de socorro, Augusto Brázio "acampou" nos CODU (centros de orientação de doentes urgentes) durante noites a fio.

Impressionaram-no o interior das casas, a forma como estavam organizadas (ou desorganizadas), a religiosidade, os símbolos, e a luta de quem tenta resgatar vidas, ajudar os aflitos. Fascinou-o a "oportunidade de ter acesso a um espaço íntimo de uma forma desabrida, de rompante". "Para mim, este trabalho foi mais importante enquanto pessoa do que enquanto fotógrafo", confessou há dias quando falamos sobre o portfólio para o P2.

A lista de prémios ficou distribuída assim:

#Notícias

Vencedor: Augusto Brázio (kameraphoto)
Menções Honrosas: Hernâni Pereira (Diário de Notícias); Mário Proença (World Picture News); Pedro Correia (Jornal de Notícias)

#Reportagem
Reportagem do Quotidiano
Vencedor: Rodrigo Cabrita (Diário de Notícias)
Menções Honrosas: João Carvalho Pina (kameraphoto); Paulo Duarte (Agência ½ de Formato)

#Reportagem Noticiosa
Vencedor: João Carvalho Pina (kameraphoto)
Menções Honrosas: Gonçalo Lobo Pinheiro (freelancer)

#Vida Quotidiana
Vencedor: Bruno Simões Castanheira (Jornal de Notícias)
Menções Honrosas: Artur Vaz Oliveira (freelancer); Paulo Maria (freelancer)

#Retrato
Vencedor: Vasco Neves (Diário de Notícias)
Menções Honrosas: Daniel Rocha (Público); Enric Vives-Rubio (Público)

#Espectáculo
Vencedor: Nacho Doce (Reuters)
Menções Honrosas: Ângela Mendes Ferreira (freelancer); Filipe Paiva (freelancer)

#Desporto
Vencedor: Nicolas Asfouri (AFP)
Menções Honrosas: António Pedro Santos (Sol); Luís Efigénio (freelancer)

#Natureza
Vencedor: Eduardo Barrento (freelancer)
Menções Honrosas: Alfredo Cunha (Jornal de Notícias); José Luís Pereira Jorge (freelancer)

O Grande Prémio é distinguido com 15 000 euros, valor pecuniário superior ao do World Press Photo. O vencedor de cada categoria recebe 2 500 euros. Este ano, o grande vencedor recebe ainda um objecto único desenhado pela artista plástica Susana Guardado. Os outros premiados recebem troféus concebidos pelo joalheiro Pedro Cruz e pela designer Rita Filipe.

As fotos vencedoras do 8º Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES serão reunidas numa exposição que irá realizar-se em vários locais do país, em conjunto com a mostra do World Press Photo. A inauguração da primeira exposição está agendada para o dia 9 de Maio no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Para ver um fotogaleria com todas as imagens premiadas clique aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Merecidíssimo.

Anónimo disse...

O filho do ex ministro tem de ganhar sempre qq coisa! LOL

Anónimo disse...

Bem,em primeiro lugar sinto vergonha de ter participado no Prémio Visão.Quero dizer, com isto, que acho que o júri não tem qualidade, para votar sequer num concurso para amadores de fotografia.
Estão habituados a fazer fotos FÁCEIS no Iraque e noutos sitios onde haja conflitos, onde o fotojornalista deixa caír a camera e faz um boneco do outro mundo (se possivel tremida ou desfocada).Só assim se compreende a escolha deste júri.Quanto ao filho do ex ministro há alguém no júri que até o elogiou antes de o júri escolher as fotos vencedoras.Porque será?

 
free web page hit counter