Miguel Soares ganhou IV Prémio BESPhoto, um galardão patrocinado pelo Banco Espírito Santo e pelo Museu Colecção Berardo. Os outros participantes da fase final do prémio eram Daniel Malhão e Eurico Lino do Vale. Luísa Cunha, também seleccionada, preferiu ficar de fora. O vencedor vai receber 25 mil euros. Miguel Soares concorreu com três séries de fotografias (planetas, crateras e carros).
"A nossa vontade de aceitar a ilusão, mesmo em casos inverosímeis e tecnicamente imperfeitos, a chamada teoria da Suspension of Disbelief interessa-me imenso. Há coisas que víamos há vinte anos atrás e pareciam altamente verosímeis e realistas e que hoje em dia parecem muito mal feitas", disse o artista sobre os trabalhos enviados a concurso.
O júri de selecção falou numa "reflexão sobre o real, uma ligação estreita entre a música e as imagens e uma análise dos mecanismos que regulam e determinam a percepção. (...)"
Miguel Soares (1970, Braga) tem formação em fotografia (Estudos de Fotografia no Ar.Co, Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa) e uma licenciatura em design de equipamento (Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa).
Para ver mais fotografias da série Liine clique aqui.
Para ler uma conversa entre o artista e Filipa Ramos clique aqui.
>>Posts relacionados
>1. (4-1=3)
>2. (pensar)
07 abril, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Fiquei sem perceber a espectacularidade das fotos do vencedor...
A fotografia não se mede pela espectacularidade nem pela leitura imediata.
Sofia Silva
Para mim, fotograficamente falando, está fraco. A filosofia que suporta as imagens não deve ser superior à própria imagem (digo eu). Mas esta é apenas a minha opinião :)
P. Fontes
Só conhecia a fotografia do carro em que passa um autocarro atrás do carro (motivo) da fotografia.
Não me importei muito com as fotos, apesar de serem boas.. e gosto particularmente da descrição das fotos e do ângulo (praticamente igual) em todas as fotos. :D
Grande Mike!
Quase 20 anos de teimosia. Contra tudo e contra todos.
E sem lamber o cu a ninguem!
claro que era merecido pelo menos o dobro do numerário!
Obrigado por te teres aguentado até aqui!
Agora sabemos que vais continuar!
Enviar um comentário