Morreu Philip Jones Griffiths, o fotógrafo que conseguiu influenciar a opinião pública americana com as suas imagens da guerra do Vietname. Griffiths, que contava 72 anos, entrou para a Agência Magnum em 1966 e tornou-se presidente da cooperativa em 1980.
Um dos seus trabalhos mais marcantes foi publicado no livro Vietnam Inc. (1971), tido por muitos como a mais detalhada e importante obra sobre o conflito e uma das razões que levaram os americanos a voltarem-se contra a guerra. "Se alguém em Washington tivesse visto aquele livro, nós não teríamos guerras no Iraque ou no Afeganistão", disse Noam Chomsky sobre Vietnam Inc..
Jones Griffiths nasceu em Rhuddlan, no país de Gales, e estudou farmácia em Liverpool. O jornal inglês The Guardian estampou os seus primeiros trabalhos como fotojornalista free lancer. Mais tarde, decidiu dedicar-se a tempo inteiro à fotografia e arranjou trabalho no jornal The Observer. Cobriu conflitos na Argélia, na África Central, na Ásia e no Médio Oriente.
Griffiths, um pacifista apaixonado que se opunha aos conflitos armados, nunca se considerou um tradicional fotógrafo de guerra.
Para ver uma entrevista de Philip Jones Griffiths ao sítio Musarium clique aqui.
Para ver uma fotogaleria preparada pela Magnum In Motion clique aqui.
Reacções
"A giant passes away"
Jonas Bendiksen
"We mourn Philip, a great man of grand contradictions: a warrior against war a compassionate cynic a shooter with no guns a militant pacifist an agnostic believer a tender bully an amoral moralist a rough giant with a soft heart a man of love and sarcasm a fighter of invincible illness now dead but so very much alive"
Thomas and Christine Hoepker
"...a giant man and photographer..."
Paolo Pellegrin
"Philip enriched all our lives with his courage, his empathy, his passion, his wit and his wisdom; and for many he gave to photojournalism its moral soul."
Stuart Franklin
20 março, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Olá Sérgio!
Como o poderei contactar através do seu e-mail? Na página inicial do blog não encontro essa informação.
Obrigada
O mail já está a funcionar e pode enviar-me mensagens através da caixa que surge ao clicar no link da Prova de Contacto. Obrigado pelo alerta.
Enviar um comentário