01 setembro, 2007

Gandy, a sereia - (férias)



Este homem em pose de lânguido veraneio a navegar sob as águas "azul-luz" da ilha de Capri marcou o ano do sempre irrequieto mundo da produção publicitária.

Por mais que nos pareça banal, nada nesta imagem foi deixado ao acaso. Salta à vista a pele bronzeada de um “macho latino” e com ele todos os estereótipos que lhe estão associados. Mas há também em toda envolvência desta figura apolínea uma carga de símbolos que fazem transbordar os campos da sedução, do erotismo e da luxúria.
O principal, que não é explícito, passa pelo cenário escolhido para a fotografia, a ilha de Capri. O local onde, de acordo com a mitologia greco-romana, viviam belas e ardilosas sereias, sempre à espera de marinheiros menos avisados para os seus dotes de encantamento fatal. E eram muitas estas filhas de Aquelos e da Musa Caliope. Algumas tinham dotes excepcionais, como Partenope, Leocósia e Lígia, nomenclatura grega que aponta para “candura”, “brancura” e “harmonia”. Foram atributos como estes que hipnotizaram muitos navegantes. E é talvez por causa deles, e de muitos outros associados ao prazer, ou à miragem do prazer, que Capri ficou conhecida como a ilha do amor.
A DOLCE & GABBANA quer vender-nos um perfume, o light-blue, e com ele um ideário associado à capacidade de conquistar e seduzir, de encantar até à cegueira como cega o azul deste mar. Parece que nos querem dizer que com este aroma no corpo se ganha a benção do deslumbramento e do amor a que dificilmente alguém resiste. A menos que se tomem medidas drásticas como fez Ulisses quando regressava da guerra de Tróia que, com medo de sucumbir à tentação do canto das sereias, mandou que o prendessem ao mastro do navio.

Não se sabe bem se este homem de tanga branca se deixou seduzir em Capri pelo canto de alguma sereia. Pelo que vemos, parece que não houve necessidade de se amarrar a nenhum mastro. E pelo frisson que causou, David Gandy, o modelo da fotografia, conseguiu ser mais sedutor do que seduzido.

Mal o anúncio saltou para as páginas dos jornais e para os outdoors, não faltaram perfis aprofundados sobre este “macho latino”, que afinal é um inglês do Essex. O jornal italiano La Repubblica classificou-o como o “mais desejado do Verão”. Uma das coisas que se diz é que o corpo de Gandy - musculado, bronzeado e com pêlos q.b. - marca uma nova viragem na maneira de mostrar o homem na moda, que até aqui andava mais colada ao dandy escanzelado, de olheiras marcadas e tuberculosa palidez.
Músculos ou falta deles à parte, a perspectiva e o enquadramento escolhidos para a fotografia deste anúncio são muito eficazes. A ideia, que já tem barbas e continua a funcionar não só na publicidade mas em outras áreas da fotografia, é fazer com que nos sintamos dentro da imagem. Neste caso, querem que nos sintamos dentro daquele barco e, de preferência, a tirar esta fotografia a David Gandy. Os cortes do braço, mão e pernas dão um ar de atabalhoamento amador e revelam a dificuldade do enquadramento, muito por culpa da falta equilíbrio que o comum dos mortais teria naquele insuflável no momento de carregar no botão.
E quanto mais olhamos, mais temos a sensação de que somos nós que estamos de pé, de máquina em punho. É uma típica fotografia de férias. É uma grande fotografia de Verão. Meio mundo gostava de a ter tirado. Parece que toda a gente a podia ter tirado. Mas não.

Quem não vai tirar fotografias para a ilha de Capri sou eu. De férias vou. Regresso lá para o fim de Setembro. Até logo.

4 comentários:

paixao disse...

Boas férias. Muito boas. As sereias e as musas vivem ainda. Na cabeça dos poetas. Enquanto houver poetas está o mar salvo.

Anónimo disse...

tibia money tibia gold tibia item runescape money runescape gold tibia money tibia gold runescape gold runescape accounts tibia gold tibia money runescape money runescape gp buy runescape gold tibia gold tibia item buy runescape money runescape gold runescape items tibia money tibia gold

Anónimo disse...

warhammer gold warhammer money warhammer accounts tibia money tibia gold tibia item runescape accounts buy runescape accounts runescape money runescape gold runescape gp runescape power leveling runescape powerleveling cheap rs2 powerleveling runescape equipment buy rs equipment runescape runes cheap rs2 runes runescape logs cheap rs2 logs runescape items buy runescape items runescape quest point rs2 quest point cheap runescape questpoint runescape gold runescape items runescape power leveling runescape money runescape gold buy runescape gold buy runescape money runescape items runescape accounts runescape gp runescape accounts runescape money runescape power leveling runescape powerleveling tibia gold dofus kamas buy dofus kamas wow power leveling wow powerleveling runescape questpoint rs2 questpoint Warcraft PowerLeveling Warcraft Power Leveling World of Warcraft PowerLeveling World of Warcraft Power Leveling Hellgate money Hellgate gold buy runescape logs buy rs2 items cheap runescape items Hellgate London gold Guild Wars Gold buy Guild Wars Gold runescape items rs2 accounts cheap rs2 equipments lotro gold buy lotro gold buy runescape money buy runescape gold buy runescape runes lotro gold buy lotro gold runescape money runescape gold cheap rs2 powerleveling eve isk eve online isk buy runescape power leveling rs2 power leveling tibia gold tibia item runescape accounts Fiesta Silver Fiesta Gold Scions of Fate Gold Hellgate Palladium Hellgate London Palladium SOF Gold Age Of Conan Gold AOC Gold ArchLord gold tibia money tibia gold runescape accounts runescape gold cheap rs2 powerleveling buy ArchLord gold DDO Plat Dungeons and Dragons Online Plat

tatti disse...

Eu gostaria de ser a sereia a seduzir o senhor Gandy.
Como um autêntico british de Essex pode ter uma aparência tão mediterrânea?
Eu jurava que era italiano.

 
free web page hit counter