27 maio, 2007

»vejamos»» [as sugestões dos leitores]

Pormenor da lente da máquina de casa Susse Frères (© WestLicht)

»»Tiago Cação, de Coimbra, alertou para o leilão de fotografia onde foi vendida aquela que é considerada a máquina fotográfica mais antiga do mundo.

O aparelho em causa, uma máquina de daguerreótipos fabricada em 1839 (ano do anúncio da fotografia), em Paris, pela casa Susse Frères, foi vendida ontem por 576,6 mil euros (começou nos 100 mil). É a maior soma alguma vez paga em leilão por uma máquina fotográfica.
Segundo a leiloeira austríaca WestLicht, especializada em vender máquinas fotográficas antigas, compradores de todo mundo (Coreia do Sul, EUA, Japão e vários países da Europa) fizeram lances para tentar ficar com o aparelho que pesa mais de 5 quilos. Mas foi um comprador anónimo que, através da internet, ofereceu o valor mais alto. O valor máximo pago por uma máquina fotográfica era de 200 mil euros.
Até agora, este modelo era desconhecido. No lado esquerdo, ostenta uma litografia colada com a inscrição: LE DAGUERRÉOTYPE, D´aprés les Plans officiels déposés par Mr. DAGUERRE au Ministére de l´Interérieur. SUSSE Frères, 31, Place de la Bourse.
A máquina foi comprada pelo professor Max Seddig (1877-1963), director do Instituto de Física Aplicada de Frankfurt. Sedding ofereceu depois o aparelho a um dos seus assistentes, Günter Haase, que se tornou professor do Departamento de Fotografia Científica da Universidade de Frankfurt. Mais tarde, Günter leccionou Fotografia Científica na Universidade Técnica de Munique. Günter Haase morreu em 2006, com 88 anos, e deixou os seus bens ao filho, o professor Wolfgang Haase, que agora decidiu leiloar a preciosidade.
Vários especialistas garantem que se trata da máquina fotográfica comercial mais antiga do mundo. Um deles Michael Auer, autor de vários livros sobre história da fotografia antiga, citado pela leiloeira WestLicht, garante a autenticidade do aparelho e diz que foi construído de acordo com todos os pormenores depositados por Daguerre no Ministério do Interior francês. Auer afirma que não conhece outro modelo igual ao que foi leiloado. A Susse Frères publicou um artigo no jornal La Quotidienne, dia 5 de Setembro de 1839, a anunciar o fabrico da máquina. Para a WestLicht trata-se da primeira referência a uma máquina de fotografia comercial.
Mas não é tudo. Junto com a máquina vinha um manual em alemão de 24 páginas intitulado Praktische Beschreibung des Daguerreotyp’s, publicado por Georg Gropius, em 1839, em Berlim. O texto e as 18 ilustrações ensinam a arte de captar fotografia pelo daguerreótipo.

Os resultados completos do leilão da WestLicht estão aqui.


Nunca uma máquina fotográfica tinha atingido um preço tão elevado
(© WestLicht)

Sem comentários:

 
free web page hit counter