Face 2 Face Project (© JR)
Regresso ao Face 2 Face. O site do projecto de JR e Marco tem um vídeo, imagens e textos que ajudam a perceber melhor como é que estas fotografias gigantes podem contribuir para a aproximação de israelitas e palestinianos.
JR usa as ruas como galeria desde 2001. No ano passado, fotografias da sua autoria, do projecto Portrait d'une Génération, foram coladas nas paredes da Maison Européenne de la Photographie e da câmara de Paris.
O Face 2 Face nasceu em 2005. Com ele, estes “artivistas” querem confrontar comunidades de ambos os lados com o seu semelhante, separado por fronteiras, barricadas, check points e muros. Querem mostrar como são próximos na expressão da alegria, descontracção e humor. Querem que vizinhos conheçam outra imagem que não aquela que aparece diariamente nas notícias em manifestações de ódio, vingança, radicalismo e barbárie. Como uma criança que puxa o vestido da mãe para se fazer notar, este exagero de pose funciona como um grito de quem diz "Nós aqui sabemos rir! E também sabemos fazer rir!".
“Today, ‘face to face’ is necessary. Within a few years, we will come back for ‘hand in hand’”
Face 2 Face Project (© JR)
Sem comentários:
Enviar um comentário