04 dezembro, 2006

Guia de ver


As Edições 70 inauguraram uma nova colecção sobre imagem intitulada Construção do Olhar. O primeiro ensaio da nova série, coordenada por José Carlos Abrantes, chama-se A Fábrica do Olhar – Imagens de Ciência e Aparelhos de Visão (século XV-XX), de Monique Sicard. Este texto foi publicado originalmente pela editora francesa Odile Jacob, na colecção Champ Médiologique que reuniu vários ensaios em torno da ideia de mediologia, conceito construído por Régis Debray, na obra Pouvoir Intelectuel en France (1979), que pretende fazer uma análise transversal de todos os media retirando protagonismo aos media de actualidade. Nest’ A Fábrica do Olhar, Sicard debruça-se sobre tempos idos, mas dá constantemente relevo à modernidade. Dá importância às técnicas que fabricam imagens sem esquecer a dimensão social que, em cada momento histórico, tais imagens assumem. (...) Mostra como certas imagens surgiram e esclarece os seus processos de fabrico e difusão. O livro está dividido em três núcleos fundamentais. O primeiro (A Gravura) vai do Olhar Nu de Leonardo da Vinci e Bernard Palissy até ao Realismo dos Corpos de Jacques Fabien Gautier d´Agoty. O segundo (A Fotografia) vai desde as Legitimações de François Arago às vistas aéreas tiradas entre 1914 a 1944. O terceiro (A Imagiologia) começa nas Radiografias de Antoine Béclère à Globalização do Olhar com a sonda Pathfinder.
Monique Sicard é investigadora do Centre National de Recherche Scientifique e publicou vários livros sobre imagem e fotografia. Fez também documentários para televisão.

(...) publicar palavras sobre as imagens, os olhares, os ecrãs, os modos de as fabricar, de as ler e usar. Palavras que possam ser contributos para construir o olhar, para nos revelar modos de ver. Palavras que se ambiciona nos ajudem a não perecer num tsunami de imagens: as imagens, sem palavras e sem outras formas de apropriação e expressão, podem ter efeitos devastadores.

José Carlos Abrantes



A Fábrica do Olhar – Imagens de Ciência e Aparelhos de Visão (século XV-XX), Monique Sicard.
Colecção Construção do Olhar, Edições 70, Lisboa, 2006.

Sem comentários:

 
free web page hit counter