02 setembro, 2006

Para Perpignan


Rena Effendi, Bacu, Azerbaijão

Começa este fim-de-semana o Visa Pour l´Image de Perpignan, o festival que celebra o fotojornalismo. Inspirados no Grand Prix du Reportage que o jornal Paris-Match atribuía em Paris de dois em dois anos, alguns dirigentes locais quiseram fundar um galardão fora da capital que servisse para pensar, repensar e discutir o papel da imagem na imprensa. Da sintonia entre várias entidades locais, o grupo Filipacchi, o jornal Paris-Match e a revista Photo nasceu, em 1989, o Festival International do Grand Reportage Photo à Perpignan, hoje Visa Pour l´Image de Perpignan. Este ano cumpre-se a 18ª edição que apresenta mais de 30 exposições de alguns dos melhores fotojornalistas da actualidade e do passado. Nas Soirees (entre os dias 4 e 9, às 21h45, no Campo Santo), haverá projecções vídeo de várias reportagens fotográficas nos mais variados pontos do globo. O principal colóquio (agendado para os dias 7 e 8, entre as 15h00 e as 17h30, no Palais des Congrès), moderado pelo fotojornalista e escritor Patrick Bard, abordará o tema Photojournalisme: quand le sujet devient objet.
O abalo provocado com o suporte digital e as mudanças operadas na maneira de fazer e distribuir imagens são um dos eixos do festival. No texto de abertura, Guy Peron, presidente da Associação Visa Pour l´Image, lança a discussão: “a profissão de fotojornalista está ameaçada? Pode vir a desaparecer?”. Jean François Leroy, director-geral da edição deste ano, questiona a hierarquia das notícias que se pratica nos principais meios de comunicação mundiais.

Algumas exposições em destaque:
Samuel Aranda (Agence France Presse): Les Traversées de l'enfer. Sobre a deslocação humana oriunda da África subsariana em direcção às Canárias.
Contact Press Images: Trente ans de Contact(s). Celebração dos 30 anos da agência fundada em 1976 pelos fotógrafos Robert Pledge e David Burnett. Passaram pela Contact nomes como Alexandra Avakian, David Burnett, Gilles Caron, Frank Fournier, Lori Grinker, Kenneth Jarecke, Yunghi Kim, Annie Leibovitz, Li Zhensheng, Don McCullin, Dilip Mehta, Alon Reininger.
Rena Effendi (Photographer.ru): L'Azerbaïdjan en quête d'identité. Retrato de um país em transição, 15 anos depois da independência.
Henri Huet (Associated Press): Rétrospective. Sobre o trabalho de um fotógrafo pouco conhecido que captou, segundo a organização, as melhores imagens da guerra do Vietname.
Reuters: Covering the quake. Sobre o violento sismo que abalou parte da Índia e do Paquistão em 2005 provocando cerca de 75 mil mortos e milhares de deslocados. 16 fotógrafos de 13 nacionalidades deram a conhecer ao mundo, durante seis meses, os contornos desta tragédia.
Alvaro Ybarra Zavala (Agência Vu): Les enfants de la douleur. Sobre as primeiras vítimas dos conflitos no mundo: as crianças. Seguiu o sofrimento dos mais novos nas guerras do Sudão, Colômbia, Tchetchénia, Geórgia e Uganda, entre outros locais. Para lá da violência provocada pelos tiros das armas, Zavala quis retratar também a violência do trabalho escravo (Bolívia) e a violência da doença (República Centro-Africana). Este trabalho deu origem ao livro The Childrem of Sorrow.
Imprensa: 40 jornais franceses e internacionais mostram as suas melhores reportagens do ano na corrida para o Visa d`or 2006.
World Press Photo: referência mundial das exposições de fotojornalismo. Perpignan é o seu lugar natural.

"(...) nous continuons à penser que les personnes compétentes, capable de nous donner une information visuelle juste, sont indispensable, qu'elles s'imposent.
Nous serons donc toujours à leur côté."

Guy Peron, presidente da Association Visa pour l’Image - Perpignan

"On s'en fout ! Nous voulons savoir ce que mange Zidane, ce que pense Figo, si Beckham va bien, si Ronaldo dort bien... Elle est où, la hiérarchie de l'info? Nous avons du souci à nous faire ! Le photojournalisme ne va pas aussi mal que certains aiment le dire.
L'information - elle - a un peu mal au foot. Carton rouge!"
Jean-François Leroy, director-geral do 18º Festival International du Photojournalisme, Visa pour l`Image


Alvaro Ybarra Zavala, Bolívia

Association Visa pour l'Image - Perpignan
Entre os dias 2 e 17 de Setembro
Hôtel Pams, 18 rue Emile Zola, 66000 Perpignan
Tel: 33 4 68 62 38 00
fax : 33 4 68 62 38 01
e-mail: contact@visapourlimage.com

1 comentário:

Anónimo disse...

parabéns por este magnífico blogue. continua a mostrar-nos "photographias"

 
free web page hit counter