04 outubro, 2011

Zoltán Jókay


© Zoltán Jókay



O vencedor da segunda edição do prémio Emergentes DST - Encontros da Imagem de Braga 2011 é Zoltán Jókay. O portefólio que o fotógrafo húngaro apresentou a concurso mostra uma série de retratos captados num lar de idosos com problemas mentais, onde Jókay exerce a sua actividade profissional.
Bill Kouwenhoven, editor internacional da Hot Shoe Magazine, um dos membros do júri do prémio, cujo valor pecuniário é de 7500 euros, afirmou: “A sua experiência profissional num lar de idosos permitiu-lhe exceder limites e transpor para a fotografia a dor, a solidão, o desespero e a angústia muitas vezes associados à condição humana”.
Para além de Zoltán Jókay foram também reconhecidos o chinês Kurt Tong e o basco Jon Cazenave, segundo e terceiro classificados respectivamente.
A edição deste ano do Emergentes DST recebeu mais de 290 portefólios nacionais e internacionais, o dobro de candidaturas de 2010, dos quais 70 foram submetidos a análise por parte dos por parte de comissários, galeristas e editores.
O portfólio Uncanny Places do português Virgílio Ferreira foi o vencedor da primeira edição do galardão.





© Kurt Tong

Sem comentários:

 
free web page hit counter