02 julho, 2010

PHE10 - 5 paragens. #4

Atlas Monograph, Max Pam, T&G Publishing



Os livros e a fotografia já casaram há muito tempo, mas o namoro continua

Já não é só uma tradição (e que boa tradição) – é uma instituição também. A iniciativa Os melhores livros de fotografia do ano mantém-se inabalável desde a primeira edição do PHotoEspaña, em 1998. Todos os anos o festival recebe centenas de cópias de foto livros enviados de todo o mundo, sinal de que o suporte continua vivo e a merecer cada vez mais dedicação de autores e editores.

No conjunto de várias dezenas de obras seleccionadas para os prémios finais deste ano, estão lado a lado livros produzidos por editoras de escala mundial e livros produzidos pelos próprios fotógrafos, em edições de autor cada vez mais cuidadas. Esta profusão de projectos de iniciativa individual no núcleo restrito de finalistas revela também como se democratizou o processo de produção dos foto livros, que há muito deixaram de estar dependentes das grandes tiragens para se tornarem realidade. Com tantas portas fechadas nos tradicionais meios de divulgação e sustento dos autores, quantas vezes os livros não surgem como a única maneira de tornar visível o trabalho de um fotógrafo?

Os melhores livros de fotografia estão, pela segunda vez, no Matadero de Madrid. O festival dá três prémios. O prémio para o Melhor Livro de Fotografia Nacional (livros publicados em Espanha) foi para a reedição de Soviet Aviation (Editorial Lampreave), de Alexander Rodchenko e Varvara Stepanova, um dos vários foto livros produzidos pelo regime soviético para levar à feira mundial de Nova Iorque, em 1939. O mais recente Atlas Monograph (T&G Publishing), do fotógrafo australiano Max Pam, foi considerado O Melhor Livro de Fotografia Internacional. Para além do trabalho fotográfico de Pam, a obra inclui desenhos, pinturas e textos do autor produzidos no decorrer de várias viagens pelo mundo. O prémio para a Editora do Ano foi atribuído à Aperture Foundation, que chegou com várias obras à escolha final, entre os quais o último foto livro da americana Sally Mann, Proud Flesh. De Portugal, só foi seleccionada para a exposição no Matadero a reedição de Lisboa, Cidade Triste e Alegre, de Victor Palla/Costa Martins, publicada pela Pierre von Kleist Editions.



Soviet Aviation, Alexander Rodchenko e Varvara Stepanova, Editorial Lampreave



Os Melhores Livros de Fotografia do Ano
Matadero de Madrid, Chopera, 14
Até 25 de Julho

Sem comentários:

 
free web page hit counter