20 julho, 2009

Edgar Martins no Prix Pictet 2009

Da série Diminishing Present, 2005
Edgar Martins)

Edgar Martins, recentemente envolvido numa polémica sobre manipulação digital de um conjunto de fotografias publicadas na revista do New York Times, está nomeado para o Prix Pictet 2009. A série de imagens pelas quais foi escolhido, Diminishing Present (2005), mostra paisagens atingidas por incêndios florestais. Depois da primeira edição ter sido dedicada à Água, este ano os trabalhos seleccionados são dedicados à Terra. Foram enviados a concurso mais de 300 portfólios.

Criado pelo banco suíço Pictet & Cie e pelo jornal Financial Times, o prémio, com um valor monetário de 100 mil francos suíços (cerca de 66 mil euros), é dedicado à fotografia e sustentabilidade. O vencedor será anunciado a 22 de Outubro, em Paris, por Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU. As obras candidatas vão ser apresentadas em Genebra, Suíça, em Setembro, em Londres, no início de Outubro, e em Paris, a partir de 23 de Outubro, na galeria Passage de Retz, um dia depois de anunciado o vencedor. Este ano, as imagens finalistas marcarão ainda presença na feira parisience de arte contemporânea FIAC (22-25 de Outubro) e na Paris Photo (19-22 de Novembro).

Para além Martins, estão nomeados para o prémio outros 11 fotógrafos, a saber:

»»Darren Almond (Reino Unido)
»»Christopher Anderson (Canadá)
»»Sammy Baloji (Congo)
»»Edward Burtynsky (Canadá)
»»Andreas Gursky (Alemanha)
»»Naoya Hatakeyama (Japão)
»»Nadav Kander (Reino Unido)
»»Ed Kashi (EUA)
»»Abbas Kowsari (Irão)
»»Yao Lu (China)
»»Chris Steele-Perkins (Reino Unido)

»»Post relacionado
»(Edgar Martins e NYT - desencontros)

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito sinceramente, não sei se podemos dizer que Edgar Martins é português. Acabei agora de passar pela lista dos finalistas, e ao ler a biografia de Edgar, fico com a ideia que de lusitano, ele só tem o nome e o local de nascimento.
De qualquer maneira, e polémicas à parte, gostava muito que o prémio lhe calhásse mais uma vez a ele. Não sei se será fácil, com o Andreas Gursky ao barulho, mas fica aqui o meu desejo de boa sorte.

Sergio López disse...

You have some very good work. Congratulations.

Joao M. Freitas disse...

Hmmm... duas árvores tortas, tão paralelas.. nunca vi e sou bom observador. É provavelmente mais uma montagem. Mas aqui o blog continua a promover a fraude em vez de ter um pouco de vergonha na cara.

 
free web page hit counter