19 julho, 2009

Julius Schulman 1910-2009


Julius Schulman, Case Study House #22



Antes de Julius Schulman a fotografia de arquitectura raramente incluia pessoas dentro das construções. O fotógrafo americano olhou para as obras de arquitectos modernistas como Frank Lloyd Wright e Mies van der Rohe e decidiu que as imagens que fazia ganhavam outro sentido se fossem habitadas. Schulman, considerado um dos nomes maiores da fotografia de arquitectura, morreu na semana passada em Los Angeles, aos 98 anos, depois de quase oito décadas de trabalho. As fotografias que concebeu da Case Study House #22 (1960, Los Angeles), de Pierre Koenig, e da Kaufmann House (1947, Palm Springs), de Richard J. Neutra, estão entre as mais icónicas imagens de arquitectura do século XX.

Julius Shulman nasceu em Nova Iorque em 1910. O seu interesse pela fotografia tornou-se mais sério depois de, em 1936, ter captado as linhas da Kun Residence (Neutra) com uma Kodak Vestpocket. O arquitecto gostou das imagens e passou a encomendar-lhe trabalhos. Desde então, Shulman registou projectos de alguns dos mais destacados arquitectos do seu tempo. Captou as linhas da arquitectura modernista do pós-guerra com grande sentido de composição. Nas fotografias de Shulman, com uma luz tratada de forma magistral, os projectos aparecem preferencialmente no seu contexto natural, com montanhas, plantas e o oceano como pano de fundo. As imagens de Shulman tentam materializar uma dos mandamentos dos modernistas dos anos 50 e 60 segundo o qual o bom design pode melhorar a vida de quem fizer uso dele. Centenas de jornais, revistas e livros publicaram imagens suas.

No ano passado, por ocasião do seu 97º aniversário, a editora alemã Taschen publicou um livro que mostra o desenrolar da carreira de Shulman, Modernism Rediscoverd, com mais de 400 projectos por si fotografados. O documentário de Eric Bricker intitulado Visual Acoustics: The Modernism of Julius Shulman, narrado por Dustin Hoffman, traça o seu percurso de vida e obra.


1 comentário:

Lucila Zahran Turqueto disse...

Parabéns pelo blog. Conteúdo relevante e um texto super gostoso. Abs

 
free web page hit counter