07 abril, 2008

Miguel Soares vence BESPhoto

Miguel Soares, da série Liine, 2007
(Miguel Soares)

Miguel Soares ganhou IV Prémio BESPhoto, um galardão patrocinado pelo Banco Espírito Santo e pelo Museu Colecção Berardo. Os outros participantes da fase final do prémio eram Daniel Malhão e Eurico Lino do Vale. Luísa Cunha, também seleccionada, preferiu ficar de fora. O vencedor vai receber 25 mil euros. Miguel Soares concorreu com três séries de fotografias (planetas, crateras e carros).

"A nossa vontade de aceitar a ilusão, mesmo em casos inverosímeis e tecnicamente imperfeitos, a chamada teoria da Suspension of Disbelief interessa-me imenso. Há coisas que víamos há vinte anos atrás e pareciam altamente verosímeis e realistas e que hoje em dia parecem muito mal feitas", disse o artista sobre os trabalhos enviados a concurso.

O júri de selecção falou numa "reflexão sobre o real, uma ligação estreita entre a música e as imagens e uma análise dos mecanismos que regulam e determinam a percepção. (...)"

Miguel Soares (1970, Braga) tem formação em fotografia (Estudos de Fotografia no Ar.Co, Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa) e uma licenciatura em design de equipamento (Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa).

Para ver mais fotografias da série Liine clique aqui.
Para ler uma conversa entre o artista e Filipa Ramos clique aqui.

>>Posts relacionados
>1. (4-1=3)
>2. (pensar)

5 comentários:

Hugo Sousa disse...

Fiquei sem perceber a espectacularidade das fotos do vencedor...

Anónimo disse...

A fotografia não se mede pela espectacularidade nem pela leitura imediata.

Sofia Silva

Anónimo disse...

Para mim, fotograficamente falando, está fraco. A filosofia que suporta as imagens não deve ser superior à própria imagem (digo eu). Mas esta é apenas a minha opinião :)

P. Fontes

Anónimo disse...

Só conhecia a fotografia do carro em que passa um autocarro atrás do carro (motivo) da fotografia.

Não me importei muito com as fotos, apesar de serem boas.. e gosto particularmente da descrição das fotos e do ângulo (praticamente igual) em todas as fotos. :D

Anónimo disse...

Grande Mike!
Quase 20 anos de teimosia. Contra tudo e contra todos.
E sem lamber o cu a ninguem!
claro que era merecido pelo menos o dobro do numerário!
Obrigado por te teres aguentado até aqui!
Agora sabemos que vais continuar!

 
free web page hit counter