12 abril, 2007

Bresson em Portugal

Truman Capote (© Fondation Henri-Bresson)

Je cherche surtout un silence intérieur. Je cherche à traduire la personalité et non une expression. Ou même temps, il faut la géométrie.
J`ai prove une grand joie à faire un portrait. C`est la chose la plus difficile car est un duel sans régles, un viol délicat.
Henri Cartier-Bresson

Os retratos que Henri Cartier-Bresson tirou não mostram só rostos. Mostram, na maior parte dos casos, o que está para lá da expressão, da ruga, do espelho dos olhos. Mostram, paradoxalmente, traços invisíveis como o da personalidade, do espírito ou o do silêncio onde se movem as emoções mais profundas. Le Silence intérieur d'une victime consentante foi a exposição escolhida para inaugurar, no início do ano passado, as salas da Fundação Henri Cartier-Bresson, em Paris. A Fundação Eugénio de Almeida traz agora essa exposição para Évora.
Depois de anos a fio a fotografar guerras e os mais importantes acontecimentos sociais ao serviço agência que ajudou ao fundar, a Magnum, Cartier-Bresson abandonou a reportagem no final dos anos 60. O desejo era regressar ao seu primeiro amor, o desenho, mas a máquina fotográfica nunca saiu das suas mãos, sobretudo para fazer retrato, um dos géneros que mais apreciava.
Agnès Sire, directora da Fundação Henri Cartier-Bresson e comissária da exposição, escreve no catálogo: "(...) pareceu-nos que, ao expormos estes encontros, não estávamos a prestar, mais uma vez, uma homenagem ao talento do fotógrafo, mas também, e acima de tudo, a iluminar inúmeras parcelas do seu ser (...). Porque o olhar dos retratos é, em primeiro lugar, o seu olhar, suspenso no fio que o liga aos outros."

Ezra Pound, 1970 (© Fondation Henri-Bresson)


Um Silêncio Interior: os retratos de Henri Cartier-Bresson
Fórum Eugénio de Almeida, em Évora
Todos os dias, das 09h30 às 18h30. Entrada gratuita
Visitas guiadas
De seg. a sex. feira, para grupos, mediante marcação prévia
Ateliers didácticos
De seg. a sex. feira, para alunos do ensino pré-primária, 1º, 2º e 3º ciclos e secundário, mediante marcação prévia
Programa para as famílias
Sáb. e Dom., às 11h00
Qua., às 15h00
Actividades para crianças dos 6 aos 10 anos acompanhadas por um adulto
Duração: 1h30
Inscrição: 1 euro por pessoa
Até 29 de Julho

2 comentários:

Lilith disse...

Esta foto está um espetáculo!

Anónimo disse...

HCB, o maior de todos os tempos. Fotografo de almas.

 
free web page hit counter