12 abril, 2007

os cuvelier

Eugène Cuvelier, Fampoux – Près d`Arras

A leiloeira Sotheby`s leva amanhã à praça, em Nova Iorque, um conjunto de fotografias de Eugène e Adalbert Cuvelier, dois fotógrafos pouco conhecidos que praticaram a “nova arte” entre 1850 e 1860. O espólio que esteve esquecido durante anos inclui 41 imagens de Eugène e apenas duas do seu pai, Adalbert. Um comunicado da leiloeira, que espera realizar entre 1,4 e 2,1 milhões de dólares com a venda, sublinha o facto de a maior parte destas fotografias (em albumina e papel salgado) nunca ter sido vista em público.
Eugène Cuvelier pertenceu à chamada escola de Barbizon, da qual fizeram parte, entre outros, os pintores Camille Corot e Jean-François Millet. Os dois Cuvelier usaram o suporte fotográfico apenas com um fito: fazer arte. Nem pai nem filho se tornaram fotógrafos profissionais. Este conjunto de imagens, que a Sotheby`s afirma estar em excelentes condições, foi descoberto em finais dos anos 80, durante a organização de um leilão em Rhode Island, nos EUA. As provas estavam ainda dentro das caixas de madeira originais do século XIX. Por fora, aparecia a inscrição John C. Bancroft, Newport, R. I.. O texto da leiloeira conta que o americano John Chandler Bancroft estudou pintura em França no início dos anos 60 e teve contacto com os pintores e seguidores da escola de Barbizon. Bancroft terá comprado e enviado as fotografias para os EUA e só foram descobertas no leilão de Rhode Island.
As imagens de Eugène mostram sobretudo os bosques de Fontainebleau. Tanto aparecem paisagens luxuriantes e sumptuosas, como vistas agrestes e despidas.
A Sotheby`s tem aqui vários textos de apoio que ajudam a contextualizar a importância deste espólio.
No mesmo sítio há um excelente vídeo de apresentação do leilão que também pode ser descarregado para iPod.
O catálogo pode ser visto aqui.


Eugène Cuvelier, Route à Briquet

Sem comentários:

 
free web page hit counter