Os finalistas |
Já são conhecidos os vencedores do Paris Photo–Aperture Foundation PhotoBook Awards que são organizados em duas categorias: First PhotoBook e PhotoBook of the Year. Nesta última categoria foi reconhecido A01 [COD.19.1.1.43] — A27 [S | COD.23], de Rosângela Rennó (edição de autor). O prémio para melhor primeiro fotolivro foi atribuído a KARMA, de Óscar Monzón (RVB Books/Dalpine). na categoria PhotoBook of the Year o júri decidiu ainda atribuir uma menção especial ao livro War/Photography: Images of Armed Conflict and Its Aftermath, de vários autores e concebido por Anne Wilkes Tucker e Will Michels e Natalie Zelt.
Em 2012, os prémios foram para Concresco, de David Galjaard,
edição de autor (First PhotoBook) e City Diary, de Anders Petersen, Steidl
(PhotoBook of the Year went to).
O livro de Rosângela Rennó já tinha vencido um prémio nos
Encontros de Fotografia de Arles deste ano.
Todos os livros finalistas serão alvo de crítica e análise
no jornal PhotoBook Review, a publicação bianual da Aperture especializada em
fotolivros.
Os dez
finalistas para PhotoBook of the Year:
Holy Bible
Fotógrafos:
Adam Broomberg and Oliver Chanarin
Editor:
MACK, London / Archive of Modern Conflict, London
New York
Arbor
Fotógrafo:
Mitch Epstein
Editor:
Steidl, Göttingen, Germany
Iris Garden
Fotógrafo:
William Gedney
Text: John
Cage
Editor:
Little Brown Mushroom, Minneapolis
The Black
Photo Album / Look at Me: 1890–1950
Fotógrafo:
Santu Mofokeng
Editor:
Steidl / The Walther Collection, Göttingen / New York
Surrendered
Myself to the Chair of Life
Fotógrafo:
Jin Ohashi
Text:
Nobuyoshi Araki
Editor:
AKAAKA, Tokyo
A01
[COD.19.1.1.43] — A27 [S | COD.23]
Fotógrafo: Rosângela Rennó
Editor: RR Edições, Rio de Janeiro
Rasen
Kaigan
Fotógrafo:
Lieko Shiga
Editor:
AKAAKA, Tokyo
Birds of
the West Indies
Fotógrafo:
Taryn Simon
Editor:
Hatje Cantz, Ostfildern, Germany
The PIGS
Fotógrafo:
Carlos Spottorno
Editor:
Phree and Editorial RM, Madrid
War/Photography:
Images of Armed Conflict and Its Aftermath
Fotógrafos:
Various
Autores:
Anne Wilkes Tucker and Will Michels, with Natalie Zelt
Editor:
Museum of Fine Arts Houston / Yale University Press, New Haven
Os vinte finalistas para First PhotoBook:
World of
Details
Fotógrafo:
Viktoria Binschtok
Editor:
Distanz, Berlin
A Period of
Juvenile Prosperity
Fotógrafo:
Mike Brodie
Editor:
Twin Palms Editors, Santa Fe
Encouble—Paraître
Fotógrafo: Delphine Burtin
Editor: Edição de autor
Speaking of
Scars
Fotógrafo:
Teresa Eng
Editor: If
/ Then Books, London
Pools
Fotógrafo:
Craig Fineman
Editor:
Stussy / Dashwood Books, New York
The
Canaries
Fotógrafo:
Thilde Jensen
Editor:
LENA Publications, Truxton, New York
Nine
Nameless Mountains
Fotógrafo:
Maanantai Collective
Editor:
Kehrer Verlag, Heidelberg, Germany
Top Secret:
Images from the Stasi Archives
Fotógrafo:
Simon Menner
Editor:
Hatje Cantz, Ostfildern, Germany
KARMA
Fotógrafo:
Óscar Monzón
Editor:
Dalpine, Madrid / RVB Books, Paris
Karczeby
Fotógrafo: Adam Pańczuk
Editor: Edição de autor
The Fourth
Wall
Fotógrafo: Max Pinckers
Editor: Edição de autor
History of
the Visit
Fotógrafo: Daniel Reuter
Editor: Edição de autor
Silvermine
Fotógrafo:
Thomas Sauvin
Editor:
Archive of Modern Conflict, London
Beautiful
Pig
Fotógrafo: Ben Schonberger
Editor: Edição de autor
Grays the
Mountain Sends
Fotógrafo:
Bryan Schutmaat
Editor:
Silas Finch Foundation, New York
Down These
Mean Streets
Fotógrafo:
Will Steacy
Editor: b.
frank books, Zürich
Return to
Sender
Fotógrafo: Sipke Visser
Editor: Edição de autor
Ad
Infinitum
Fotógrafo: Kris Vervaeke
Editor: Edição de autor
Dalston
Anatomy
Fotógrafo:
Lorenzo Vitturi
Editor:
Jibijana Books em associação com SPBH Editions, London and Milan
La Montagne Dorée
Fotógrafo: Myriam Ziehli
Editor: Edição de autor
À esquerda, KARMA,de Óscar Monzón; à direita, A01 [COD.19.1.1.43] — A27 [S | COD.23], de Rosângela Rennó |
Sem comentários:
Enviar um comentário