24 novembro, 2013

os melhores fotolivros

Os finalistas



Já são conhecidos os vencedores do Paris Photo–Aperture Foundation PhotoBook Awards que são organizados em duas categorias: First PhotoBook e PhotoBook of the Year. Nesta última categoria foi reconhecido A01 [COD.19.1.1.43] — A27 [S | COD.23], de Rosângela Rennó (edição de autor). O prémio para melhor primeiro fotolivro foi atribuído a KARMA, de Óscar Monzón (RVB Books/Dalpine). na categoria PhotoBook of the Year o júri decidiu ainda atribuir uma menção especial ao livro War/Photography: Images of Armed Conflict and Its Aftermath, de vários autores e concebido por Anne Wilkes Tucker e Will Michels e Natalie Zelt.

Em 2012, os prémios foram para Concresco, de David Galjaard, edição de autor (First PhotoBook) e City Diary, de Anders Petersen, Steidl (PhotoBook of the Year went to).
O livro de Rosângela Rennó já tinha vencido um prémio nos Encontros de Fotografia de Arles deste ano.

Todos os livros finalistas serão alvo de crítica e análise no jornal PhotoBook Review, a publicação bianual da Aperture especializada em fotolivros.

Os dez finalistas para PhotoBook of the Year:

Holy Bible
Fotógrafos: Adam Broomberg and Oliver Chanarin
Editor: MACK, London / Archive of Modern Conflict, London

New York Arbor
Fotógrafo: Mitch Epstein
Editor: Steidl, Göttingen, Germany

Iris Garden
Fotógrafo: William Gedney
Text: John Cage
Editor: Little Brown Mushroom, Minneapolis

The Black Photo Album / Look at Me: 1890–1950
Fotógrafo: Santu Mofokeng
Editor: Steidl / The Walther Collection, Göttingen / New York

Surrendered Myself to the Chair of Life
Fotógrafo: Jin Ohashi
Text: Nobuyoshi Araki
Editor: AKAAKA, Tokyo

A01 [COD.19.1.1.43] — A27 [S | COD.23]
Fotógrafo: Rosângela Rennó
Editor: RR Edições, Rio de Janeiro

Rasen Kaigan
Fotógrafo: Lieko Shiga
Editor: AKAAKA, Tokyo

Birds of the West Indies
Fotógrafo: Taryn Simon
Editor: Hatje Cantz, Ostfildern, Germany

The PIGS
Fotógrafo: Carlos Spottorno
Editor: Phree and Editorial RM, Madrid

War/Photography: Images of Armed Conflict and Its Aftermath
Fotógrafos: Various
Autores: Anne Wilkes Tucker and Will Michels, with Natalie Zelt
Editor: Museum of Fine Arts Houston / Yale University Press, New Haven

Os vinte finalistas para First PhotoBook:

World of Details
Fotógrafo: Viktoria Binschtok
Editor: Distanz, Berlin

A Period of Juvenile Prosperity
Fotógrafo: Mike Brodie
Editor: Twin Palms Editors, Santa Fe

Encouble—Paraître
Fotógrafo: Delphine Burtin
Editor: Edição de autor

Speaking of Scars
Fotógrafo: Teresa Eng
Editor: If / Then Books, London

Pools
Fotógrafo: Craig Fineman
Editor: Stussy / Dashwood Books, New York

The Canaries
Fotógrafo: Thilde Jensen
Editor: LENA Publications, Truxton, New York

Nine Nameless Mountains
Fotógrafo: Maanantai Collective
Editor: Kehrer Verlag, Heidelberg, Germany

Top Secret: Images from the Stasi Archives
Fotógrafo: Simon Menner
Editor: Hatje Cantz, Ostfildern, Germany

KARMA
Fotógrafo: Óscar Monzón
Editor: Dalpine, Madrid / RVB Books, Paris

Karczeby
Fotógrafo: Adam Pańczuk
Editor: Edição de autor

The Fourth Wall
Fotógrafo: Max Pinckers
Editor: Edição de autor

History of the Visit
Fotógrafo: Daniel Reuter
Editor: Edição de autor

Silvermine
Fotógrafo: Thomas Sauvin
Editor: Archive of Modern Conflict, London

Beautiful Pig
Fotógrafo: Ben Schonberger
Editor: Edição de autor

Grays the Mountain Sends
Fotógrafo: Bryan Schutmaat
Editor: Silas Finch Foundation, New York

Down These Mean Streets
Fotógrafo: Will Steacy
Editor: b. frank books, Zürich

Return to Sender
Fotógrafo: Sipke Visser
Editor: Edição de autor

Ad Infinitum
Fotógrafo: Kris Vervaeke
Editor: Edição de autor

Dalston Anatomy
Fotógrafo: Lorenzo Vitturi
Editor: Jibijana Books em associação com SPBH Editions, London and Milan

La Montagne Dorée
Fotógrafo: Myriam Ziehli

Editor: Edição de autor


À esquerda, KARMA,de Óscar Monzón; à direita, A01 [COD.19.1.1.43] — A27 [S | COD.23], de Rosângela Rennó

Sem comentários:

 
free web page hit counter