30 novembro, 2011

a menina


© Paulo Pimenta/Público



Gérald Bloncourt foi um dos fotógrafos que mais contribuiu para denunciar as condições sub-humanas em que viveram muitos milhares de portugueses que passaram a salto para França na década de 60 à procura de uma vida melhor. Há três anos, Bloncourt mostrou em Lisboa (no Museu Berardo) o resultado desse trabalho que a par da denúncia revelou imagens de qualidade elevada. Uma das imagens emblemáticas do longo ensaio no meio da lama dos tristemente célebres bidonville mostra uma criança de seis anos com uma boneca no regaço. O P2 desta terça-feira conta a história de Maria da Conceição Tina, a petite portugaise, que, há pouco tempo, se redescobriu (e redefiniu) no confronto com a sua imagem e no diálogo com quem a criou - Gérald Bloncourt. Um belo texto na primeira pessoa organizado por Patrícia Carvalho. Fazem falta os jornais que nos dão pedaços de vida assim.


O texto A menina da fotografia cresceu e chama-se Maria da Conceição Tina está aqui


© Paulo Pimenta/Público

2 comentários:

sara godinho disse...

argh! q irritação estar em londres e o P2 ser só para assinantes.
são fascinantes as histórias por detrás das fotografias...

Paulo F disse...

Ainda hoje mesmo repeti a visita à exposição de Gerald Bloncourt e vi a fotografia em causa (comprei até o livro acerca da mesma), que tem a seguinta legenda: "Bairro de Lata em Saint Denis, 1969./ No entanto, disse-me o realizador português José Vieira, ele era feliz quando na sua infância morava no bairro de lata.../ Ela também, creio, com a sua boneca e o bolo... apesar da miséria... Gostei do seu sorriso confiante e do olhar malicioso...".

Até 16 deste mês ainda podem ver esta exposição em Viana do Castelo. Vale bem a pena.

http://www.cm-viana-castelo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2466:cinquentenario-da-emigracao-para-franca-em-viana-do-castelo&catid=1:noticias&Itemid=692

 
free web page hit counter