11 junho, 2011

365


Valter Vinagre, Um Diário da República, Madeira, 2010
© Valter Vinagre

Não há nada semelhante em Portugal. E acho que nunca houve - um projecto com a ambição e a qualidade do colectivo [kameraphoto]. Dá-nos alento, mostra-nos caminhos, faz-nos pensar e faz-nos acreditar que é possível manter em Portugal uma estrutura colectiva de fotografia que trabalha para além da espuma dos dias. Já não é a primeira vez (e não será a última, certamente) que o grupo se mete ao caminho para tomar o pulso do país, mas nunca com a dimensão do projecto Um Diário da República que se propunha "tão simplesmente" fotografar Portugal durante os 365 dias do ano em que se comemoraram os 100 anos da República. A galeria de imagem foi crescendo aqui ao longo dos meses com um espírito errático e solto de qualquer esquema programático, procurando apenas dar uma representação geográfica do país tão diversificada quanto possível.

Com inteira justiça, a exposição Um Diário da República, comissariada por Guillaume Pazat e Sandra Rocha, foi escolhida pela embaixada de Portugal em Madrid e pelo Instituto Camões para representar Portugal no OpenPHoto Cuenca, um conjunto de mostras de vários países europeus integradas no PHotoEspaña, o festival de fotografia madrileno que arrancou na semana passada. Os comissários escolheram 80 das 365 imagens (uma por cada dia de 2010) que foram já disponibilizadas na página online do projecto. Depois de Cuenca, a exposição vem para o Porto (Fundação EDP), no final deste ano. A partir deste trabalho foi publicado também um livro, DR - Um Diário da República, disponível para venda na KGaleria, no Bairro Alto, em Lisboa.

2 comentários:

João Menéres disse...

Só está à venda na KGaleria ???

nelsondaires@gmail.com disse...

Bom dia João,

Respondendo à sua pergunta, adianto-lhe que muito em breve será possível comprar o livro através de uma página online no site da kameraphoto.

Obrigado,
nelson d'aires

 
free web page hit counter