05 maio, 2011

apreçar




Marella Agnelli, Nova Iorque, 1953
Richard Avedon



Gosto de ver o preço que os especialistas de mercado atribuem às fotografias, um suporte que foi sempre difícil de avaliar.

A leiloeira Phillips de Pury & Company, que ultimamente se tem distinguido por frequentes e bons leilões de fotografia, agendou mais uma venda para o dia 19 de Maio, em Londres.

O catálogo arranca com um conjunto de lotes dedicados à fotografia de moda, onde se destacam imagens icónicas como Simone and Nina, Piazza di Spagna (1960), de William Klein, Divers, Horst with Model (Paris, 1930), de George Hoyningen-Huene, e nomes como Herb Ritts, Erwin Blumenfeld e Helmut Newton. Há também retratos intemporais de Richard Avedon e Irving Penn e outros grandes fotógrafos americanos como Walker Evans, Stephen Shore e Larry Sultan. Os fotógrafos ingleses estão representados por E.O. Hoppé, Ian Berry, Roger Mayne, Chris Killip e Tony Ray-Jones.

O lote mais caro do leilão (a base de licitação é de 60 mil libras) é um conjunto de 30 imagens da tribo sudanesa nuba captadas nos anos 70 pela controversa fotógrafa e realizadora alemã Leni Riefenstahl.

Na fotografia contemporânea estão representados Christian Boltanski, Wolfgang Tillmans, Candida Höfer, Edward Burtynsky, entre outros. O catálogo fecha com vários lotes de fotografia subjectiva reunida por um coleccionador europeu ao longo de 25 anos, onde aparecem os nomes de Heinz Hajek-Halke, Christer Stromholm, Toni Schneiders e Kiyoshi Niiyama.

O catálogo pode ser folheado aqui

 
free web page hit counter