29 maio, 2011

0-series


Oskar Barnack ultrapassou Alphonse Giroux. Um dos raros protótipos das primeiras câmaras fotográficas concebidas por Barnack para a casa Ernst Leitz Optische Werke bateu o recorde de venda em leilão que até agora pertencia a um aparelho Giroux Daguerréotype, construído por Giroux, cunhado de Daguerre, na primeira infância da fotografia. A câmara número 7 de um total estimado de apenas 25 (0-series) foi arrematada por 1,32 milhões de euros por um coleccionador asiático que não quis revelar a identidade na venda organizada pela casa austríaca WestLicht. O recorde alcançado no ano passado pela Giroux Daguerréotype (a primeira máquina vendida em leilão com a assinatura de um dos inventores da fotografia, Louis J. M. Daguerre) foi de 732 mil euros.

As primeiras duas dezenas e meia de câmaras da 0-series foram concluídas em 1923, depois de muitos aperfeiçoamentos que finalmente convenceram Ernst Leitz II a fabricar e a lançar no mercado as míticas Leica, nome comercial com que chegaram às mãos dos compradores em 1925. O aparelho agora leiloado, que se mantém a funcionar perfeitamente e conserva a tinta original do corpo principal, tem ainda a particularidade de ser a primeira Leica a ser exportada já que os registos de fábrica indicam uma entrega em Nova Iorque. Esta é a segunda vez que uma câmara Leica da chamada 0-series é vendida num leilão.

Segundo a casa WestLicht, o leilão deste sábado foi o mais rentável de sempre na especialidade com 94 por cento dos lotes vendidos e 4,42 milhões de euros realizados. Paralelamente ao leilão da técnica fotográfica decorreu um leilão de fotografia, onde os protagonistas foram um lote de quatro daguerreótipos de Auguste Rosalie Bisson, de 1842, que foram vendidos por 222 mil euros. Um dos raros retratos fotográficos de Egon Schiele foi arrematado por 60 mil euros. A imagem do pintor foi captada por Anton Josef Trčka em 1914.

O vídeo com um resumo da venda da câmara mais cara do mundo está aqui. Os resultados do leilão de câmaras e acessórios fotográficos pode ser consultado aqui e os resultados do leilão de fotografia estão aqui

Egon Schiele, Anton Josef Trčka, 1914

1 comentário:

Sensata Frase × disse...

Apreciamos o seu blog. Muito interessante a forma de expor as ideias através da prazerosa fotografia. Grande arte visual. Espero que você possa nos acompanhar o blog Sensata Frase. Boa semana.


http://sensatafrase.blogspot.com/

 
free web page hit counter