02 fevereiro, 2010

vender

Philip Jones Griffiths, batalha de Saigão, Maio de 1968
© Magnum Photos


Um dos maiores repositórios visuais do século XX mudou de mãos: a cooperativa de fotojornalismo Magnum vendeu mais de 180 mil provas vintage à MSD Capital, controlada pelo milionário Michael Dell. Conta o New York Times que em Dezembro do ano passado, pela calada, dois camiões carregados com o arquivo da agência abandonaram Nova Iorque rumo a Austin, Texas. Não se conhecem os valores do negócio mas o noticiário económico americano classifica a transacção como uma das maiores de sempre na área da fotografia. O espólio foi assegurado em mais de 100 milhões de dólares.

A decisão de vender estas "provas de imprensa" (o negócio inclui apenas as impressões em papel e não os direitos de autor das imagens) foi votada favoravelmente em 2006, depois da agência ter iniciado um processo de digitalização de todo o seu espólio (tarefa que não chegou a metade). Os novos donos, chegaram a um acordo com o Harry Ransom Center, da Universidade do Texas, em Austin, para armazenar, estudar e expor as imagens. Depois de arquivado e ordenado, o espólio ficará disponível pela primeira vez a estudantes e investigadores.

As provas mais antigas são anteriores à fundação da Magnum (há imagens de Capa da Guerra Civil de Espanha). As últimas estão datadas de 1998, altura em que a cooperativa deixou de imprimir fotografias em papel para circulação entre jornais e revistas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande trabalho, simplesmente notável.

Paulo Sousa disse...

É a democratização da fotografia?

Anónimo disse...

sabe-se lá o que agora vai acontecer às fotografias. É uma tristeza.

 
free web page hit counter