14 outubro, 2009

J. Laurent

J. Laurent, Basílica da Estrela
© Colecção António Barreto


Não são muitos os exemplos de registo fotográfico metódico da monumentalidade e das vistas pittorescas no Portugal da segunda metade do século XIX. Há os levantamentos mais virados para a arquitectura de J. Possidónio Narciso da Silva, as edições do Archivo Pittoresco e de Monumentos Nacionaes e pouco mais. Já os fotógrafos estrangeiros que por cá passaram durante esse período não foram tão parcimoniosos. Como é o caso de J. Laurent (1816-1886), um francês que se estabeleceu em Madrid e que se deslocou várias vezes a Portugal, onde captou centenas de fotografias reproduzidas em álbuns como Œuvres d'Art en Photographie - L'Espagne et le Portugal au Point de vue artistique, monumentale et pittoresque (1872).

J. Laurent e Portugal - Fotografia do século XIX é o título da exposição que será inaugurada no dia 17 de Outubro no Centro Português de Fotografia, no Porto. A mostra - organizada pela Associação Portuguesa de Photographia e produzida pelo CPF em parceria com a Torre do Tombo - integra provas oriundas de colecções privadas e instituições públicas. Ângela Camila Castelo-Branco e Alexandre Ramires (APPh) e Carlos Teixidor (curador dos espólios fotográficos de J. Laurent depositados no Instituto do Património Cultural de Espanha) são os comissários que trabalharam na vasta obra de Laurent relativa a Portugal que inclui imagens de monumentos, obras de arte, arquitectura e paisagens, vistas estereoscópicas e retrato.

Em Abril de 2010, a exposição poderá ser vista na Torre do Tombo, em Lisboa.

1 comentário:

Márcio Amaral disse...

Oi editor do arte Photographica, gostei muito do blog! muito interessante e criativo as imagen são ótimas. Parabéns!

Passa na Vila do Design, com video aulas gratuitas de programas gráficos. Talvez você se identifique, espero que o siga tb! :)

O endereço é:
http://www.viladodesign.blogspot.com

há! ja estou seguindo o seu blog! :)

Att,

Márcio Amaral

 
free web page hit counter