12 outubro, 2009

descobrir

Roald Amundsen e a sua equipa no Pólo Sul, em 14 de Dezembro de 1911
Cortesia da National Library of Australia

O explorador norueguês Roald Amundsen chegou ao Pólo Sul no dia 14 de Dezembro de 1911, 34 dias antes do aventureiro britânico Robert Falcon Scott que, em vez de cães, preferiu apostar em cavalos mongóis para puxar os trenós. As fotografias conhecidas do glorioso feito de Amundsen eram reproduções de uma ampliação de época feita a partir dos negativos originais. Não se sabia do paradeiro dessa ampliação até que, na semana passada, Harald Ostgaard Lund, curador da Biblioteca Nacional da Noruega, desvendou o mistério ao encontrá-la, através de uma pesquisa no google, num álbum intitulado Tasmanian Views, catalogado e digitalizada pela Biblioteca Nacional da Austrália de Camberra, em 2002. "Sabíamos que era uma fotografia da expedição de Amundsen ao Pólo Sul, o que não tínhamos percebido é que se tratava da única no mundo", afirmou Linda Groom, conservadora de fotografia da biblioteca australiana. As dimensões da imagem deram a Lund as pistas necessárias para a conclusão de que se tratava de uma ampliação feita directamente a partir do negativo, cujo paradeiro se desconhece.

Em 1912, assim que atracou no primeiro porto vindo da Antártida, em Hobart, na Tansmânia, Amundsen entregou os negativos para serem revelados no estúdio de JW Beattie. Segundo Groom, Beattie terá dado o trabalho ao seu assistente Edward Searle, que mais tarde juntou num álbum as melhores fotografias que passaram pelas suas mãos. Esse conjunto de imagens foi comprado à família de Searle já sem os negativos pela Biblioteca Nacional da Austrália, em 1965.

Cerca de cinco semanas depois desta imagem ter sido captada, a equipa liderada por Robert Scott também se fez fotografar no mesmo local, junto à tenda onde já ondulava a bandeira da Noruega. Scott escreveu no seu diário: "Great god this is an awful place and terrible enough for us to have laboured to it without the reward of priority".

A Biblioteca da Austrália está a digitalizar a totalidade da sua colecção de fotografias, que inclui cerca de 700 mil provas. Para Groom, são descobertas como a que agora foi feita que dão ao projecto maior relevância e um renovado fôlego. O álbum onde consta aquela que é talvez a única cópia de época que regista a primeira expedição a chegar ao Pólo Sul vai agora viajar para a Noruega para uma exposição que comemorará os 100 anos da façanha de Roald Amundsen.


Esta fotografia tirada por “Birdie” W. R. Bowers foi a última onde apareceram Robert Scott e a sua equipa. No regresso, nenhum dos aventureiros resistiu ao frio, à fome e às violentas tempestades. A tenda com os corpos dos cinco homens, onde estava o diário de Scott e esta imagem, foi descoberta em Novembro de 1912

Sem comentários:

 
free web page hit counter