24 setembro, 2009

Paraty em Foco

Filipe Berndt, festival Off Paraty em Foco
© Filipe Berndt

Começou o Paraty em Foco - Festival Internacional de Fotografia Fnac que na sua quinta edição tenta compreender algumas das revoluções por que passa a fotografia contemporânea. A cidade histórica brasileira acolhe até ao dia 27 de Setembro uma vasta programação que inclui muitos novos autores. Em paralelo com as exposições, leilões e actividades sociais, foram agendadas para a Casa da Cultura de Paraty uma série de entrevistas públicas que ampliarão as vozes de nomes como Rosângela Rennó, Orlando Brito e Lula Marques, Loretta Lux e Alessandra Sanguinetti (estas conversas poderão ser seguidas em directo por aqui). No campo das mesas redondas, haverá, por exemplo, um encontro da Blogosfera Fotográfica que pretende ser o ponto de partida para a manutenção de um blogue colectivo que junte na mesma morada os saberes de alguns dos melhores blogues brasileiros de divulgação, teoria, criação, investigação e crítica fotográficas.
Na última noite de projecções o colectivo português [Kameraphoto], que participa pela primeira vez no festival, fará uma apresentação de State of Affairs, o seu mais recente projecto que implicou a deslocação de todos os fotógrafos do colectivo para distintos lugares do mundo com o objectivo de captar l´air du temps. Caberá a Jordi Burch explicar a concretização desta ideia.
O Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia Fnac é realizado pela Galeria Zoom, de Paraty, e pelo Estúdio Madalena, de São Paulo.
O blogue colectivo do Paraty em Foco está aqui


Francesco Zizola, Centro de recuperação para crianças com deficiências graves, Khodjeli, Uzbequistão, 1997
© Francesco Zizola

Sem comentários:

 
free web page hit counter