23 setembro, 2009

Dress Codes


Jeremy Kost, Amanda Backstage at Heatherette, from the series Private Pageantry, 2005–
© Jeremy Kost/Cortesia do artista


O International Center of Photography de Nova Iorque abre ao público no dia 2 de Outubro Dress Codes: The Third ICP Triennial of Photography and Video, a iniciativa que marca o fim de um ciclo de projectos de 2009 dedicados ao mundo da moda e à sua relação com a arte e a sociedade. Através do prisma da moda, no seu conceito mais alargado, a trienal, que se denomina como a única iniciativa regular americana voltada para a criação internacional contemporânea de fotografia e vídeo, pretende "olhar para a proliferação de fotografias e vídeos que exploram a estilização, a imagem e a personalização nas suas criações".
O guião geral é este:
The theme of fashion encompasses a diverse range of practices and ideas, including explorations of identity and affiliation; the production, distribution, and consumption of images and goods; contemporaneity; age; gender; and global industry. The themes of the Triennial express the exuberance, wit, and astute social observation taking place within contemporary image-making. These artists variously explore fashion—whether in everyday dress, haute couture, street fashion, or uniforms—as a celebration of individuality, personal identity, and self-expression, and as cultural, religious, social, and political statements.

Ao todo, serão expostos mais de 100 trabalhos de 34 artistas, entre os quais nomes em ascensão como os de Mickalene Thomas, Yto Barrada, Kimsooja e Thorsten Brinkmann, ou consagrados como os de Cindy Sherman, Stan Douglas e Lorna Simpson. Em conjunto com a editora Steidl, o ICP organizou um catálogo com os trabalhos dos artistas representados na trienal, ensaios dos comissários da iniciativa e excertos de pensadores que ao longo dos tempos problematizaram as relações entre a arte e a moda.

Sem comentários:

 
free web page hit counter