13 agosto, 2009

saudades da Polaroid

© mironabside

Há aí um grupo de rapaziada bem intencionado que quer à viva força fazer com que as máquinas da fábrica da Polaroid de Enschede (Holanda) voltem a fazer cartuchos de fotografia instantânea. Desde que em Fevereiro deste ano foi anunciado o fim dos míticos quase-quadrados brancos, o austríaco Florian Kaps (fundados do polanoid.net) não deixou de pensar como é que havia de trazer à vida a Polaroid. Ele e mais 11 corajosos que se juntaram num projecto que não podia ter um nome mais desafiador: The Impossible Project. Boa sorte.

O New Yor Times escreveu sobre eles aqui
e publicou uma galeria com cinco fotógrafos que falam sobre o seu suporte preferido. aqui

2 comentários:

Miguel Alho disse...

Acho especialmente interessante o facto de partilharem, mesmo q pouco, alguns detalhes (como a situação do latex e como funciona na produção da imagem) para encontrar soluções.

Espero que funcione e bem!

Pelo menos ainda há algum film à venda e a um preço decente no polapremium.com. A nova campanha para a 600 está bastante interessante!

Anónimo disse...

Não há de faltar muito, em especial quando a Harman (dona de várias marcas, como a Ilford) está também envolvida.
O artigo do NYTimes está bom, mas incompleto. O Florian Kaps (também conhecido por Doc) lançou em conjunto com o seu amigo e sócio Andi Holler três websites que visavam o desenvolvimento da fotografia instântanea: a "loja" Unsaleable.com (agora Polapremium.com), a "comunidade" Polanoid.net e ainda a "galeria" Polanoir.com

Nesta altura ainda não se falava do fim do filme instântaneo, pelo que era um negócio com futuro. Hoje em dia é fácil encontrar clássicos como as SX-70 pelo eBay ou mesmo backs para máquinas de grande formato, desde Holga a Hasselblad.

Há neste momento uma base activa de fotógrafos que usam este meio bastante grande, ao ponto de arriscar e dizer que são provavelmente mais, do que nos anos dourados da Polaroid...
Só falta o importante... o filme.

 
free web page hit counter