14 julho, 2009

Macau



Macau
Afong/Colecção Privada, Inglaterra

Já são muito diferentes desta imagem as paisagens urbanas que hoje se projectam em Macau. O francês Jules Itier, incorporado numa missão diplomática, captou as primeiras imagens conhecidas da China, em 1940. Quatro anos depois, passou por Macau e registou vistas da cidade e dos seus principais atractivos, como as ruínas da Catedral de S. Paulo, que chegou a ser a maior catedral católica da Ásia.
A exposição Uma Viagem através da Luz e da Sombra – A Invenção da Fotografia e as Primeiras Fotografias de Macau, patente no Museu de Macau (até 23 de Agosto), mostra as primeiras imagens conhecidas daquela antiga colónia portuguesa. As 180 fotografias expostas, captadas entre 1844 e os primeiros anos do século XX, revelam ainda as paisagens coloniais de outras partes da China, como Hong Kong. Para acompanhar as imagens, o Museu de Macau pediu emprestado ao Museu Nicéphore Niépce algumas das primeiras máquinas fotográficas. Ao todo, a mostra reúne peças de 12 outros museus, instituições culturais e colecções privadas em vários pontos do globo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que seria bom referir que esta exposição está patente no Museu de Macau....mas em Macau, não vá alguém ir de propósito a Lisboa para a ver.

 
free web page hit counter