14 junho, 2009

Ricardo Rangel 1924-2009


Ricardo Rangel
© David Clifford/Público


Ricardo Rangel morreu sem dar por ela, pela morte. Faleceu na quinta-feira enquanto dormia um dos principais dinamizadores da fotografia em Moçambique. Rangel participou em dezenas de exposições em vários países e foi condecorado com o grau de Oficial das Artes e Letras pelo governo francês. Deu os primeiros passos na fotografia aos 17 anos, com trabalho de laboratório. Começou a fazer fotojornalismo no Lourenço Marques Guardian e depois passou pelo Notícias da Tarde, onde se tornou o primeiro fotojornalista não branco. Durante a década de 60 foi editor do jornal A Tribuna e trabalhou em vários títulos, entre os quais Diário de Moçambique e Voz Africana. Na década seguinte fundou a revista Tempo, pioneira no uso da cor em Moçambique. Depois da independência, foi editor de fotografia do Notícias e depois do semanário Domingo. Em 1981, esteve na origem da Associação Moçambicana de Fotografia e em 1984 criou o Centro de Formação de Fotografia, responsável pela formação de gerações de fotógrafos moçambicanos.

No ano passado, o realizador brasileiro radicado em Moçambique Licínio de Azevedo dedicou-lhe um filme biográfico, "Ricardo Rangel, Ferro em Brasa", e em 2001, o MoMA de Nova Iorque dedicou-lhe um retrospectiva. Em 2004, o espaço da Culturgest, no Porto, recebeu a exposição “Iluminando vidas, Ricardo Rangel e a Fotografia Moçambicana", onde o trabalho do mestre servia como farol para a geração de fotógrafos que ajudou a formar, tais como José Costa, Alexandre Fenías, Naita Ussene e João Costa.

(dados factuais sobre Ricardo Rangel: Agência Lusa)

O site da Afronova tem uma boa lista com as principais exposições de Ricardo Rangel, aqui
Para saber mais sobre a exposição Iluminando Vidas clique aqui


Ricardo Rangel, Modelo de Olhos Tristes, 1962

1 comentário:

Alexandre Pomar disse...

A retrospectiva do MoMA não aparece nunca confirmada. Deve tratar-se de confusão com a itinerância da mostra " The Short Century Independence and Liberation Movements in Africa 1945 - 1994 ", organizada por Okwui Enwezor (Munique, 2001, depois Berlim, Chicago e PS1-MoMA).

Ou alguém tem uma informação precisa?
AP

 
free web page hit counter