À boleia d`O Mercador de Veneza, de William Shakespeare, que volta à cena do Teatro Nacional de São João em Janeiro, Daniel Blaufuks viajou até Veneza para tentar encontrar os sinais da presença judaica na cidade dos canais. O desafio foi lançado pelo encenador Ricardo Pais e o resultado são dez fotografias montadas numa instalação própria concebida por João Mendes Ribeiro e Catarina Fortuna.
“[...] Shakespeare não menciona que as portas do gueto de Veneza, o primeiro da Europa, eram fechadas entre o anoitecer e o amanhecer, e que os judeus europeus eram obrigados a usar estrelas amarelas ou vermelhas, como em Portugal, entre outras proibições e obrigações. Pensava em tudo isto e em quem tratamos hoje como forasteiros nas nossas terras comuns, enquanto caminhava pelas ruas de Veneza, rente aos canais, sentindo os passos em volta. Não foi preciso fugir dos turistas, porque eles se afastavam de mim, pressentindo provavelmente essa presença que não me abandonava. Um fim de dia, por mero engano, pedi dois Martinis no café na esquina da praça de San Stefano. Saí de Veneza na manhã seguinte, atravessando de comboio a laguna, e só então pensei nestas fotografias que agora aqui estão.”
Daniel Blaufuks
Os Passos em Volta, de Daniel Blaufuks, a partir de O Mercador de Veneza
Salão Nobre do Teatro Nacional de São João, Porto
Até 28 de Fevereiro
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