31 outubro, 2008

Helmut Newton

Domestic nude, 1993
© Helmut Newton


Helmut Newton fotografava assim

Inês Nadais
(P2
, Público, 31.10.2008)

Nas imagens de Helmut Newton (Berlim, 1920-Los Angeles, 2004), as mulheres comem sexo ao pequeno-almoço: não há espaço para mais nada a não ser para esse mínimo denominador comum da condição humana, como demonstram as fotografias desde ontem expostas na galeria La Fábrica, em Madrid. Ele não mostrava as mulheres como elas eram: mostrava as mulheres como elas iam ser.

Há um extraordinário sentido de futuro nas 18 fotografias agora reunidas em Madrid (11 imagens da série Special Collection, quatro do portfólio Cyberwomen, e ainda Parlour Games, Domestic Nudes e Teacher and Slave): Helmut Newton não era um fotógrafo, era um visionário, e isso faz com que seja possível olhar para estas imagens feitas na década de 90 e ver o futuro, mais do que o passado. Cibermulheres, amazonas domésticas, raparigas com causa (e que dão o corpo por ela): com ele, elas passaram de objectos sexuais a sujeitos sexuais. É essa revolução na história da fotografia (e, em geral, na história da representação da mulher) que a galeria La Fábrica pretende sublinhar nesta retrospectiva (a galeria chama-lhe, em subtítulo, qualquer coisa como Visionando La Mujer del Nuevo Milenio) que fica até ao fim de Novembro.

Filho de uma norte-americana e de um judeu que era fabricante de botões, Helmut Newton nasceu em Berlim, de onde fugiu em 1938, três semanas depois da Noite de Cristal (onda de violência dirigida pelos nazis contra os judeus, na Alemanha e na Áustria). Foi em Singapura, no final desse ano, que se tornou fotógrafo, mas só a partir de 1961 (durante a Segunda Guerra Mundial interrompeu a carreira para conduzir camiões no Exército australiano), ano em que se fixou em Paris, é que definiu mais objectivamente aquilo que lhe interessava e se impôs como a testemunha de um certo mundo (um mundo que ele transformou em iconografia): "Evitei tanto quanto possível fotografar em estúdio. Ao fim e ao cabo, uma mulher não passa a vida sentada ou de pé contra um papel de parede. Embora isso não facilite o meu trabalho, prefiro sair à rua com a câmara, enfiar-me em lugares públicos e privados que geralmente só as pessoas ricas frequentam. Foram sempre esses lugares, normalmente inacessíveis aos fotógrafos, que mais me estimularam."

Os trabalhos que fez para revistas como a Vogue, a Elle e a Marie Claire converteram-no num dos mais célebres fotógrafos de moda (ao ponto de não ser possível fazer a história da moda na segunda metade do século XX sem passar por ele). Não podia ter havido um destino mais surpreendente do que esse para um homem que não tinha uma política de gosto: 'Odeio o bom gosto. É o pior que pode acontecer a um artista.'


Helmut Newton
La Fábrica Galería
Verónica, 13, Madrid
Até 29 de Novembro

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