29 outubro, 2008

Catografias

© Susana Neves

Faltam poucos dias para o fim da exposição de Susana Neves na Galeria Diferença, em Lisboa. National Catographic Magazine usa de forma sensual a percepção e a escala rumo a universos visuais insuspeitos ou descurados. Pontos de partida: pêlos de gato e pétalas. Pontos de chegada: desconhecidos.

As 'gatografias', expostas na Galeria Diferença, não cumprem uma função meramente documental, nem retratam seres inventados, transicionais, a caminho de um Bestiário surreal (...). São mais desertos de gatos, ou cordilheiras e florestas, descobertos num gato sem mestre, nem cenário outro que a ausência de cenário.
A artista quis olhar para os gatos como se fossem flores. E para as flores como se tivessem todas as qualidades felinas clássicas, o mistério, a leveza, a subtil densidade, a capacidade de voo e outras não nomeáveis, a não ser por recurso à arte aristocrática da poesia. Assim, o outro conjunto de imagens de 'National Catographic Magazine', as metamorfoses de uma pétala transformada em signo, em vez de provir de um
herbarium inventado (...) explora os pontos de contacto entre duas realidades exógenas.

Hikaru Katashi, Para Acabar de Vez Com a Fotografia de Gatos

National Catographic Magazine, de Susana Neves
Galeria Diferença
R. S. Filipe Néri, 42 cave, Lisboa
Até 8 de Novembro

Sem comentários:

 
free web page hit counter