10 março, 2008

NAF ameaçado

Carlos M. Fernandes, Kaluptein, 2001
(© Carlos M. Fernandes)


O Conselho Directivo e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico preparam-se para atirar o Núcleo de Arte Fotográfica (NAF) deste universidade para fora do espaço onde funcionou nos últimos 30 anos. A ideia é transferir o NAF para o Tagus Park,em Oeiras, onde funciona o segundo e novo pólo do IST. Se a mudança se concretizar, o NAF perde dois dos seus principais trunfos na já difícil afirmação das técnicas tradicionais de fotografia - a centralidade na cidade e a presença no maior pólo do IST. O NAF lutava por uma complementariedade entre os velhos modos de criar fotografia e a avalanche do digital. Agora, com esta situação, luta tão simplesmente pela sua existência.


"O NAF (Núcleo de Arte Fotográfica) do Instituto Superior Técnico é um sigla mágica de grandes tradições. Por ele passaram todos os estudantes do Técnico (e doutras escolas) com veleidades fotográficas. Alguns tornaram-se grandes profissionais da arte e engenho da fotografia. Foi também no NAF (então Secção Fotográfica da AEIST) que nos meus tempos de estudante - já lá vão quatro décadas - aprendi os rudimentos da revelação e vi nascer a minha primeira imagem latente. Nessa altura, os meus interesses eram químicos, não fotográficos. Como de propósito, aquela Secção Fotográfica estava cravada na ilharga do Pavilhão de Química. Já havia olhares cobiçosos sobre espaços alheios, mas fotógrafos e químicos coexistiam em serena harmonia. Lembro-me de descer a escada lateral do Laboratório de Química Analítica (que Deus tenha!) e de voltar à direita para entrar pela portinha mágica que dava acesso à câmara escura."
Jorge Calado, Engenhos e Visões

1 comentário:

Anónimo disse...

Vergonhoso!!! A verdadeira cultura portuguesa a vir à tona. Pelo que sei esta acção não é para mudar o NAF para o Tagus Park, mas sim para acabar com ele.

 
free web page hit counter