16 março, 2008

Christie`s vende

Diane Arbus, Girl in a watch cap
(Nova Iorque, 1965)

A leiloeira Christie`s preparou cinco grandes vendas de fotografia para o mês de Abril. Vão estar representados muitos dos grandes nomes da imagem fotográfica do século XX e há uma cereja em cima do bolo: um leilão dedicado apenas a livros de fotografia.


Robert Frank, The Americans, Nova Iorque, 1959

#Livros de Fotografia (10 de Abril)
A Christie`s diz que é "provavelmente a melhor" colecção de livros de fotografia alguma vez colocada em leilão. Todas as obras vieram de uma colecção privada e estão em excelente estado de conservação. Para além disso, acrescenta a leiloeira, muitos deles estão autografados ou anotados pelos autores. Entre as obras mais relevantes há, por exemplo, The Decisive Moment, (Henri Cartier-Bresson, Nova Iorque, 1952, entre 20 e 30 mil dólares), uma primeira edição de Paris de nuit (Brassai, 1933, com dedicatória para Andre Kertesz, entre 30 e 50 mil) ou uma primeira edição de The Americans (Robert Frank, Nova Iorque, 1959, entre 10 e 15 mil).

Diane Arbus, Boy with a straw hat waiting to march in pro-war parade
(Nova Iorque, 1967)

#Fotografias da colecção de Bruce e Nancy Berman (10 de Abril)
Este leilão foi dividido em três sessões. A primeira terá apenas fotografias de Diane Arbus (51 lotes), onde estão incluídas, por exemplo, Boy with a straw hat waiting to march in pro-war parade (Nova Iorque, 1967, entre 25 e 35 mil) e Girl in a watch cap (Nova Iorque, 1965, entre 20 e 30 mil).

Helmut Newton
(Central Park West, Nova Iorque, 1976)


#Fotografias da colecção de Gert Elfering (10 de Abril)
É uma colecção que mostra um "olho único" e uma grande "sensibilidade", garante a Christie`s que chama também a atenção para a qualidade do catálogo que foi preparado para esta venda. Ao todo haverá 140 lotes à disposição dos compradores num venda que deverá render entre 2 e 3 milhões de dólares.

Ansel Adams
(Aspens, Novo México, 1958)

#Fotografias de Ansel Adams (11 de Abril)
Leilão integralmente dedicado a uma colecção de fotografias de Ansel Adams proveniente da Califórnia. Algumas impressões estão classificadas como "mural-size", como Clearing Winter Storm (Yosemite, 1944, entre 250 e 350 mil dólares). A leiloeira espera que os 122 lotes possam render entre 3 e 5 milhões de dólares.

Lisette Model, Woman with veil
(São Francisco, 1949)

#Fotografias de vários autores (11 de Abril)
Conjunto de fotografias desde o início do século XX até ao presente. Entre os autores representados destaque para Edward Weston, Irving Penn, Diane Arbus, Dorothea Lange, Robert Mapplethorpe, Henri Cartier-Bresson e Brassai. A Christie`s chama a atenção para duas obras-primas de Irving Penn que "mostram duas facetas distintas do seu trabalho": uma fotografia que foi capa da Vogue em 1950 e o trabalho Cuzco Children, 1948.

1 comentário:

Anónimo disse...

essa colecção de livros é mais do que "fine". são clássicos atrás de clássicos. o mais curioso vai ser daqui a uns anos ver quais os preços dos títulos mais recentes que estão íncluidos no "photobook vol.2" do parr&badger.

o "trying to dance" do JH Engstrom por exemplo já atinge preços inacreditáveis. :/ pensar que o comprei por 45 euros em 2004.

penso que os livros de artista são os lotes a seguir com mais atenção. os do hans-peter feldmann (nunca os tinha visto à venda) e a colecção completa dos livros de artista do Ed Ruscha (que são o lote mais caro, parece-me). os restantes livros apesar de raros têm sempre edições com mais cópias, e ainda aparecem em antiquários a preços "razoáveis". a coleccção das 3 revistas provoke também é apetecível...e...e...

preciso de um mecenas. urgente.

zé luís

 
free web page hit counter