07 agosto, 2007

»vejamos»» [as sugestões dos leitores]

Numa janela do nº 911 da Avenida Prestes Maia
(© Júlio Bittencourt)

»»David Clifford, sempre atento, notou que o blog já não era actualizado há uns dias e sugeriu um post sobre o prémio Leica Oskar Barnack 2007.
E o vencedor é: Júlio Bittencourt, fotógrafo brasileiro de 26 anos. Bittencourt venceu o galardão com um trabalho a que chamou Numa janela do nº 911 da Avenida Prestes Maia, um conjunto de retratos de sem-abrigo que vão passando por aquela morada da baixa de São Paulo.
Depois de ter sido ocupado por uma organização que protege os sem-abrigo, o edifício oferece um telhado a mais de 1200 pessoas. Júlio Bittencourt “aproximou-se das pessoas como fotógrafo, mas sem forçar a situação naquela que é a sua casa”, refere um texto divulgado no site da Leica. Com “uma composição muito formal”, Bittencourt captou habitantes em cada uma das 364 janelas do prédio onde se revelam também duas realidades: o abrigo e o relativo conforto dos interiores; a dureza e o desconforto do exterior, bem patente na escuridão e degradação das fachadas. Segundo o mesmo texto da Leica, o novo governador de São Paulo quer livrar-se do problema social dos sem-abrigo no centro da cidade e planeia despejar o edifício.
O júri do Leica Oskar Barnack Award 2007 foi constituído por Agnès Sire (directora da Fondation Henri Cartier-Bresson, Paris), François Hébel (Encontros de Fotografia de Arles), Hans-Michael Koetzle (Leica World), Brigitte Schaller (Leica Fotografie International), Gaëlle Gouinguené e Gero Furchheim (Leica Camera Group).

Para ver um slide show do trabalho vencedor clique aqui.

Sem comentários:

 
free web page hit counter